Quando aproximamos as pontas de dois imãs *?
Índice
- Quando aproximamos as pontas de dois imãs *?
- Como funciona a atração dos imãs?
- O que acontece quando se divide um imã ao meio?
- Quais são os dois polos de um imã?
- Qual a diferença entre ímãs naturais e artificiais?
- Como funciona a atração entre os polos do ímã?
- Quando um ímã em forma de barra e partido ao meio?
- Quais são os novos ímãs?
- Qual a natureza dos polos de um ímã?
- Será que os polos do ímã são idênticos?

Quando aproximamos as pontas de dois imãs *?
( ) Se partimos um ímã ao meio, ficamos com dois ímãs. ... ( ) Uma extremidade do ímã (polo norte) atrai pregos; a outra (polo sul) repele-os. ( ) Quando aproximamos as pontas de dois imãs, pode haver repulsão ou atraca entre elas.
Como funciona a atração dos imãs?
Todo ímã apresenta duas regiões distintas, em que a influência magnética se manifesta com maior intensidade. ... Aproximando-se do polo norte de um ímã o polo sul de outro ímã, nota-se uma atração.
O que acontece quando se divide um imã ao meio?
Sempre que dividimos um ímã ao meio, ou tiramos um pedaço dele, ele sempre continuará tendo o seu campo magnético, ou seja, sempre terá os seus dois pólos. Verificou-se experimentalmente que não se consegue obter um pólo magnético separado.
Quais são os dois polos de um imã?
Todos os ímãs, independentemente de sua forma ou aplicação, possuem dois polos, o polo norte (N) e o polo sul (S), que são chamados de polos magnéticos.
Qual a diferença entre ímãs naturais e artificiais?
Material que cria um campo magnético à sua volta Os ímãs naturais são feitos de minerais com substâncias magnéticas, como por exemplo, a magnetita. Já os artificiais, são constituídos de materiais sem propriedades magnéticas, mas que podem adquirir características de um ímã natural.
Como funciona a atração entre os polos do ímã?
Os polos magnéticos não podem ser separados. Ao contrário dos polos elétricos que se separam, os polos magnéticos estão sempre presentes no mesmo corpo. Os polos de naturezas opostas se atraem, já os polos iguais se repelem. O material que melhor representa o magnetismo é o ímã.
Quando um ímã em forma de barra e partido ao meio?
Obtemos imãs unipolares.
Quais são os novos ímãs?
- Serrando-se um imã transversalmente, obtêm-se dois novos imãs completos, isto é, surgem na secção de corte polos contrários aos das respectivas extremidades. Quando partimos ao meio um ímã em barra, obtemos dois novos ímãs.
Qual a natureza dos polos de um ímã?
- A diferente natureza dos polos de um ímã, já posta em evidência devido à sua orientação particular, evidencia-se mais ainda quando se notam as ações que os polos de um ímã exercem sobre os polos de outro ímã. Aproximando-se do polo norte de um ímã o polo sul de outro ímã, nota-se uma atração.
Será que os polos do ímã são idênticos?
- Tem-se a impressão de que os polos do ímã são idênticos, mas isso não é verdade, pois, suspendendo-se o ímã horizontalmente por um fio atado ao seu centro, verifica-se que, após uma série de oscilações, ele volta sempre à mesma extremidade sensivelmente para o norte e a outra para o sul.