adplus-dvertising

Para que serve o exame de tireoglobulina?

Índice

Para que serve o exame de tireoglobulina?

Para que serve o exame de tireoglobulina?

A dosagem da tireoglobulina no sangue é um importante exame laboratorial para pacientes diagnosticados com câncer de tireoide. O médico especialista utiliza este teste para realizar o acompanhamento do tratamento de câncer.

Como saber se a tireoglobulina está alta?

Como interpretar o resultado do exame O valor de tireoglobulina em uma pessoa saudável, sem qualquer alteração na tireoide, geralmente é inferior a 10 ng/mL mas pode ir até aos 40 ng/mL. Assim se o resultado do exame estiver acima desses valores, pode indicar a presença de um problema na tireoide.

Como tratar tireoglobulina alta?

O nível da tireoglobulina no sangue não é utilizado para diagnosticar o câncer de tireoide, mas pode ser útil após o tratamento. A melhor maneira de tratar o câncer de tireoide é a cirurgia, seguida do tratamento com iodo radioativo para destruir quaisquer células remanescentes na tireoide.

Qual Exame de sangue detecta câncer de tireoide?

Não há exames de sangue que possam detectar a presença de câncer de tireóide, o diagnóstico é suspeito através de exame de ultrassonografia e confirmado através de biópsia.

O que significa anti TG alto?

Os anti-Tg são associados aos casos hipotiroidismo ou hipertireoidismo moderados e são, frequentemente, detectados em pacientes com outras doenças auto-imunes, tais como a Artrite Reumatóide, a Anemia Perniciosa e o Diabetes Tipo I. Os anti-Tg são detectados em 30-60% dos casos de pacientes com carcinoma da tireóide.

Como baixar a anti-tireoglobulina?

A rigor, não existe tratamento com o objetivo de reduzir os níveis dos anticorpos anti-tireoidianos. O foco do tratamento é corrigir as alterações hormonais, que são avaliadas com a dosagem dos hormônios TSH, T4 e T3, seja na deficiência ou no seu excesso.

O que é Tireoperoxidase alta?

Quanto mais elevados estiverem os valores obtidos no exame de tireoperoxidase – anti-TPO, maiores são as chances do paciente ter uma doença autoimune. A partir dos resultados desse exame, ele pode ser indicado para a realização de mais exames ou mesmo para tratamento da condição detectada.

O que tireoglobulina anticorpos anti?

O que é Anticorpos Anti-Tireoglobulina? A antitireoglobulina é um anticorpo autoimune, ou seja, que ataca células do próprio corpo. Nesse caso específico, ela ataca as células da tireoide, podendo acontecer a liberação dos hormônios tireoidianos ou a redução da sua produção.

Como saber se tem câncer na tireoide?

Sinais e Sintomas do Câncer de Tireoide

  1. Nódulo, caroço ou inchaço no pescoço, às vezes crescendo rapidamente.
  2. Inchaço no pescoço.
  3. Dor na parte anterior do pescoço, às vezes, irradiando para a região dos ouvidos.
  4. Rouquidão ou outras alterações na voz que não desaparecem.
  5. Dificuldade para engolir.
  6. Problemas respiratórios.

Quando fazer o exame de tireoglobulina?

  • Quando fazer o exame. O exame de tireoglobulina geralmente é feito antes de iniciar qualquer tratamento para o câncer de tireoide, para que exista um valor base de comparação e, depois, é repetido várias vezes ao longo do tempo para avaliar se a forma de tratamento escolhida está tendo resultado na cura do câncer.

Será que a tireoglobulina está alta em casos de câncer?

  • Tireoglobulina alta. Adenoma benigno. Caso já se tenha feito algum tipo de tratamento para o câncer, se a tireoglobulina estiver alta pode significar que o tratamento não teve efeito ou que o câncer está voltando a se desenvolver. Embora a tireoglobulina esteja aumentada em casos de câncer, este exame não serve para confirmar a presença de câncer.

Qual o valor de tireoglobulina em uma pessoa saudável?

  • O valor de tireoglobulina em uma pessoa saudável, sem qualquer alteração na tireoide, geralmente é inferior a 10 ng/mL mas pode ir até aos 40 ng/mL. Assim se o resultado do exame estiver acima desses valores, pode indicar a presença de um problema na tireoide.

Como ocorre a presença de anti-tireoglobulina na tireoidite de Hashimoto?

  • A presença de anti-tireoglobulina positiva e anti-TPO negativo na tireoidite de Hashimoto é pouco comum. Assim como ocorre com os anticorpos anti-TPO, os anticorpos anti-tireoglobulinas também podem estar presentes também na doença de Graves.

Postagens relacionadas: