O que acontece quando o milho estoura?
Índice
- O que acontece quando o milho estoura?
- Quantos graus o milho de pipoca estoura?
- O que faz a pipoca não estourar?
- Porque o grão de milho estoura?
- Que tipo de transformação e estourar pipoca?
- Qual o segredo do estouro das pipocas?
- Qual é a origem da Pipoca?
- Como o homem desenvolveu a pipoca?
- Por que o milho de pipoca está aquecido?

O que acontece quando o milho estoura?
Quando a semente é exposta ao calor, (temperatura mínima de 170°C), a água encapsulada vira vapor, que se expande. A pressão é tanta que a casca se rompe. No primeiro contato com o ar, o amido (gelatinoso no interior do grão) solidifica-se e vira a espuma branca que comemos.
Quantos graus o milho de pipoca estoura?
180 graus Os físicos Emmanuel Virot e Alexandre Ponomarenko, da Escola Politécnica de Paris, afirmam que quando a pipoca chega ao limite de temperatura de 180 graus, a camada exterior do milho vai estourar, não importando o tamanho e a forma do grão.
O que faz a pipoca não estourar?
Segundo eles, é preciso que o grão não deixe a pressão escapar conforme é aquecido; se isso acontecer e o ar vazar, o grão não estoura. O estudo pode levar à produção de variedades de milho de pipoca com características que fujam do problema.
Porque o grão de milho estoura?
A pressão exercida pelo vapor d'água e pelo amido chega a ser maior que a pressão interna de um pneu de carro e rompe a dura casca do milho. Quando isso ocorre, o amido solidifica-se e transforma-se na espuma branca que comemos. Alguns grãos, mesmo submetidos à alta temperatura, não se transformam em pipoca.
Que tipo de transformação e estourar pipoca?
Mudança de fase: O calor fornecido ao grão gera ebulição da água em seu interior (Estudo das quantidades de calor); Pressão: A diferença de pressão interna e externa faz com que a casca se rompa, possibilitando o surgimento da pipoca.
Qual o segredo do estouro das pipocas?
- Apesar de parecer uma questão extremamente complexa, o segredo por trás dessa “mágica” que é o estouro das pipocas é bastante simples: água! É a expansão da umidade dentro do grão que o faz explodir. Essa água se encontra dentro das pipocas, junto com o amido.
Qual é a origem da Pipoca?
- Outra curiosidade interessante com relação à pipoca é o fato de que ninguém sabe, ao certo, qual é a origem desse delicioso alimento (e parece que não foi junto com a criação dos cinemas).
Como o homem desenvolveu a pipoca?
- Desde a descoberta da pipoca, o homem desenvolveu diversos diferentes métodos para fazer pipoca. Desde a pipoca de microondas, que geralmente é produzida especialmente para este fim, ou a pipoca para máquinas pipoqueiras automáticas, que utilizam milhos minimamente processados.
Por que o milho de pipoca está aquecido?
- Um pequeno floco branquinho e delicioso, surge na panela com aquele cheirinho de pipoca maravilhoso no ar. Mas você sabe porque a o milho de pipoca estouraquando aquecido? Antes de explicar como está mágica deliciosa acontece, é necessário estudar a estrutura do milho de pipoca e sua diferença do milho verde comum.