O que é anemia e quais as suas consequências para o organismo?

O que é anemia e quais as suas consequências para o organismo?
A anemia é definida como uma deficiência nos níveis de hemoglobina, uma proteína dos glóbulos vermelhos (ou hemácias) do sangue que ajuda a transportar o oxigênio pelo organismo. Como consequência, diferentes tecidos e órgãos do corpo sofrem com a falta de oxigenação, o que pode gerar diferentes sintomas.
Qual o sintoma mais comum da anemia?
- Em geral, o sintoma mais comum da anemia é a fadiga. Mas a fadiga pode ser causada por muitas coisas. Atente-se para sintomas mais preocupantes, como falta de ar causada por um nível de esforço que você conseguia fazer no passado.
Será que o dia da anemia é dia da doença?
- No Dia da Anemia (26/11) falámos com o médico António Robalo Nunes, especialista em Imunohemoterapia, para perceber melhor a doença. SAPO Lifestyle: Qualquer pessoa poder tornar-se anémica? António Robalo Nunes: Sim.
Por que a anemia pode causar morte?
- Anemia muito grave pode até ocasionar morte. A células vermelhas sanguíneas carregam oxigênio e removem dióxido de carbono do organismo. Essas células são fabricadas na medula óssea e vivem em torno de 120 dias na corrente sanguínea.
Qual a causa das anemias adquiridas?
- Anemias adquiridas: As anemias adquiridas podem acontecer por carência de nutrientes, por alterações na medula óssea ou ainda por outra doença que causa anemia por outros mecanismos. Assim, nos quadros de carência de vitaminas, podemos citar a falta de ferro ou de vitamina B12.