O que acontece quando o câmbio não engata as marchas?

O que acontece quando o câmbio não engata as marchas?
A falta de lubrificação ou a oxidação do eixo piloto interfere no deslocamento do disco. Então, o motor não consegue se separar completamente do câmbio. Por conta disso, surge a dificuldade no engate das marchas, principalmente na marcha ré.
Como saber se a caixa de câmbio quebrou?
Confira alguns sinais fundamentais de que algo está errado na sua caixa de marcha:
- ao tentar passar as marchas, o encaixe não acontece de forma suave ou, até mesmo, as marchas não param;
- quando existe cheiro de óleo queimado, pode ser que o fluido esteja baixo ou o óleo não esteja com a viscosidade adequada;
Quais são as marchas mais leves?
- Já as mais altas são compostas pela quarta e quinta marcha. Elas também podem ser chamadas marchas leves, pois quando elas estão sendo utilizadas, o motor tem mais giro, o carro vai pedir mais velocidade e, consequentemente, ficar mais leve.
Quando é possível trocar a marcha?
- Quando o processo se completa, você está liberado para trocar a marcha. Fazendo a troca no tempo certo e da maneira correta, não há aquele tradicional “raspão”, “arranhando” a marcha. Durante esse mínimo intervalo, que não chega a um segundo, é como se o carro estivesse em ponto morto. Curioso, não é mesmo?
Quais são as causas de marcha arranhando ou escapando?
- Veja abaixo os sintomas e as causas de marcha arranhando ou escapando. Marcha arranhando ou escapando, o que pode ser? A embreagem é um dispositivo que corta a ligação física entre motor (através do volante de massa) e a transmissão, por meio de um conjunto de platô e disco.
Será que a marcha continua com o fluido?
- Se a marcha continua dura mesmo com o fluido no nível correto e não velho, pode ser que algum componente da marcha tenha se danificado, sendo necessária a verificação por uma oficina especializada. O pai de André já teve alguns carros clássicos antes de falecer, como Diplomata, Chevette e Opala.