O que acontece se a hérnia inguinal estrangulada?
Índice
- O que acontece se a hérnia inguinal estrangulada?
- Qual o perigo de uma hérnia estourar?
- O que acontece quando a hérnia estoura?
- O que faz a hérnia encarcerar?
- Quais são as causas de uma hérnia estrangulada?
- Quem é mais atingido pela hérnia inguinal?
- Como ocorre a hérnia inguinal bilateral?
- Qual o tempo de recuperação da hérnia inguinal?

O que acontece se a hérnia inguinal estrangulada?
A hérnia inguinal encarcerada pode levar a uma situação muito mais grave, que se chama hérnia inguinal estrangulada. Neste caso o intestino ou outro órgão existente dentro da hérnia pode morrer, se o doente não for operado rapidamente.
Qual o perigo de uma hérnia estourar?
As hérnias da parede abdominal não “estouram”. As complicações que podem ocorrer são chamadas de estrangulamento e encarceramento das hérnias, que se não tratadas, evoluem para casos graves com risco de causar a morte de um paciente.
O que acontece quando a hérnia estoura?
A hérnia pode, sim, estourar. A ocorrência, nesse caso, é decorrente de um estrangulamento herniário. O estrangulamento acontece quando a estrutura se movimenta e acaba ficando “presa” na abertura. Dessa forma, o órgão extravasado, como é o caso do intestino, por exemplo, não consegue se movimentar.
O que faz a hérnia encarcerar?
Ela é considerada encarcerada quando o conteúdo se torna fixo no orifício, não sendo possível reposicioná-lo dentro da cavidade abdominal. Essa situação pode ocorrer devido ao grande volume de órgãos vazados do local ou devido ao tamanho apertado do orifício herniário.
Quais são as causas de uma hérnia estrangulada?
- Uma hérnia estrangulada ou umas entranhas obstruídas são as circunstâncias risco de vida que exigem o tratamento cirúrgico imediato. Uma operação da hérnia é um dos procedimentos cirúrgicos os mais comuns executou no mundo inteiro, com sobre as 100.000 destas cirurgias realizadas cada ano no Reino Unido apenas.
Quem é mais atingido pela hérnia inguinal?
- Homens são mais atingidos pela hérnia inguinal, porque, neles, a passagem que se abre no canal para migração dos testículos da cavidade abdominal para o escroto, ainda na vida uterina, pode permanecer aberta. Há risco de a fragilidade dos tecidos causar o alargamento deste buraco e a formação da hérnia.
Como ocorre a hérnia inguinal bilateral?
- Esta pode ser dolorosa, sobretudo quando o doente tosse, se dobra ou pega em objetos pesados (veja fotos superiores). Em alguns casos ocorrem simultaneamente hérnias inguinais em ambas as virilhas – hérnia inguinal bilateral. Quando a hérnia é tão volumosa que o conteúdo atinge o escroto, denomina-se hérnia inguino escrotal.
Qual o tempo de recuperação da hérnia inguinal?
- Cirurgia hérnia inguinal - recuperação. Na cirurgia da hérnia inguinal, a recuperação é geralmente simples e sem complicações. O tempo de recuperação no domicílio é também curto: ao fim de 5 dias de repouso o doente já pode retomar a maioria das suas atividades, com restrição de esforços consideráveis.