adplus-dvertising

Como é secretada a insulina?

Índice

Como é secretada a insulina?

Como é secretada a insulina?

A insulina é um hormônio secretado pelas células β das ilhotas de Langerhans do pâncreas. A função primordial da insulina é transportar glicose para dentro das células, a qual será usada para produção de energia. Com isso, também a insulina é fundamental para o controle do nível da glicemia sanguínea.

Como a insulina pode estar ligada à diabetes?

  • A insulina basal alta ou baixa costuma estar ligada à diabetes. Embora seja o mais comum, não é uma regra. Por exemplo, os níveis elevados de insulina são encontrados em indivíduos obesos que utilizam contraceptivos orais e também em casos de cromegalia, síndrome de Cushing, insulinoma e hipertiroidismo.

Como liberar a insulina?

  • A insulina é um hormônio produzido naturalmente pelo organismo. Ela pode ser liberada de duas maneiras: basal e bolus. Enquanto a insulina basal é liberada de maneira espaçada, lenta e contínua e tem como objetivo manter os níveis glicêmicos equilibrados, a bolus é liberada após as refeições, em grandes quantidades, quando a glicose está elevada.

Como funciona a insulina no sangue?

  • Produzida pelo pâncreas, a insulina é responsável por controlar o nível de glicose (açúcar) no sangue O hormônio funciona como uma "chave" e tem como principal função permitir a entrada da glicose nas células, onde a substância será usada como energia

Como funciona a insulina de ação prolongada?

  • A insulina de ação prolongada começa a funcionar em poucas horas e mantém os níveis de glicose mesmo por cerca de 24 horas. Os exames de sangue podem indicar rapidamente se os níveis de glicose estão muito altos ou muito baixos. A resistência à insulina aumenta o risco de progredir para a diabetes.

Postagens relacionadas: