O que acontece quando a bobina de ignição esquenta?
Índice
- O que acontece quando a bobina de ignição esquenta?
- Como saber se a bobina está esquentando?
- Quando o módulo hei esquenta muito e porquê?
- Qual a resistência da bobina de ignição?
- Qual a causa da queima da bobina?
- Qual a função da bobina?
- Será que a bobina está com defeito?
- Como funciona a bobina de ignição?

O que acontece quando a bobina de ignição esquenta?
A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação (alternador) alta. Falta do pré-tensor ou resistência baixa.
Como saber se a bobina está esquentando?
A bobina de ignição com defeito é um exemplo emblemático disso. Os sintomas mais comuns perceptíveis são: carro gastando além do normal, com falhas ou ruídos agudos e com desempenho abaixo do esperado – esse último motivo também pode ser por conta do combustível adulterado.
Quando o módulo hei esquenta muito e porquê?
Módulo HEI – causas da queima Cabos de vela: verifique o estado dos conectores, se há oxidação, ressecamento ou fuga de corrente. Alternador: cheque se a tensão gerada pelo alternador não está muito alta. Tampa do distribuidor: examine a fixação e procure por trincas. Aterramento do eixo do distribuidor.
Qual a resistência da bobina de ignição?
A maioria das bobinas deve ter uma resistência primária variando de 0,4 a 2 ohms e uma secundária entre 6 mil e 10 mil, mas consulte as especificações do fabricante do veículo.
Qual a causa da queima da bobina?
- A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação ( alternador) alta. Falta do pré-tensor ou resistência baixa.
Qual a função da bobina?
- A bobina tem a função de transformar a tensão vinda da bateria em alta tensão necessária à formação da centelha. Essa tensão é transferida para as velas de ignição em que são produzidas as faíscas necessárias para a combustão e o consequente funcionamento do motor.
Será que a bobina está com defeito?
- Quando a bobina está com defeito, a corrente chega irregular às velas, o que provoca problemas na combustão. “O veiculo pode apresentar perda de potência, barulho de batida de pino, aumento de consumo de combustível e maior emissão de poluentes”, diz Alberto Maciel, assistente técnico da MTE-THOMSON.
Como funciona a bobina de ignição?
- Essa tensão é transferida para as velas de ignição em que são produzidas as faíscas necessárias para a combustão e o consequente funcionamento do motor. Quando a bobina está com defeito, a corrente chega irregular às velas, o que provoca problemas na combustão.