O que acontece quando a carteira é suspensa?
Índice
- O que acontece quando a carteira é suspensa?
- Pode bloquear a CNH por dívida?
- Como regularizar a carteira de habilitação suspensa?
- É motivo de suspensão do direito de dirigir?
- Qual multa perde a carteira de habilitação?
- O que pode bloquear a CNH?
- Quais são as consequências de dirigir com a carteira de habilitação suspensa?
- Quando é aplicada a suspensão da carteira de motorista?
- Qual o tempo de suspensão do documento?
- Quais as consequências de não entregar a CNH suspensa?

O que acontece quando a carteira é suspensa?
Se você ultrapassar o limite de pontos no prazo de 12 meses, terá a CNH suspensa por pelo menos 6 meses até 1 ano. Se você voltar a atingir o limite de pontos no mesmo período de 12 meses, caso em que ocorre reincidência, a suspensão será de 8 meses a 2 anos. Nas hipóteses de suspensão imediata, os prazos variam.
Pode bloquear a CNH por dívida?
A Quarta Turma do STJ entendeu que a suspensão da CNH não viola o direito de ir e vir. Dívidas não quitadas, como empréstimos, financiamentos, aluguéis e até mensalidades escolares podem levar o juiz a decidir pela suspensão de documentos do devedor até que a dívida seja paga.
Como regularizar a carteira de habilitação suspensa?
Para recuperar a CNH cassada ou suspensa, o condutor precisa fazer o curso de reciclagem determinado pelo Detran de seu Estado. De acordo com o artigo 261 do CTB, o documento será devolvido a seu titular imediatamente após cumprida a penalidade (tempo de suspensão) e o curso de reciclagem.
É motivo de suspensão do direito de dirigir?
O condutor poderá ter o seu direito de dirigir suspenso quando atingir 20 pontos ou mais no prontuário da CNH no período de 12 meses ou quando cometer qualquer infração que determine a suspensão direta, independente do número de pontos acumulados (veja aqui quais são essas infrações).
Qual multa perde a carteira de habilitação?
Por exemplo, duas multas gravíssimas diferentes, recebidas em um intervalo de 12 meses, resultam na atribuição de 14 pontos à CNH. Cada uma delas, como você já deve ter entendido, gera 7 pontos na carteira (de acordo com o art. 259 do CTB). Se você atingir o limite de pontos, em 12 meses, a sua CNH pode ser suspensa.
O que pode bloquear a CNH?
Os motivos da CNH bloqueada são vários. Muitas pessoas acreditam que o bloqueio é causado apenas quando o documento é suspenso ou cassado pelo DETRAN. Entretanto, o documento pode ser bloqueado por outras razões, como descoberta de fraude, por exemplo. O DETRAN não notifica sobre o bloqueio.
Quais são as consequências de dirigir com a carteira de habilitação suspensa?
- As consequências para a pessoa que dirige com a carteira de habilitação suspensa podem piorar ainda mais a sua situação. Se um condutor com a carteira suspensa dirigir durante o período da suspensão, a ele será aplicada a cassação da CNH, além de uma multa de R$ 880,41.
Quando é aplicada a suspensão da carteira de motorista?
- A suspensão da carteira de motorista é determinada pelo Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e deve ser aplicada sempre que o condutor infrator atingir 20 pontos no período de 12 meses ou cometer alguma das infrações que preveem a penalidade, tal como dirigir sob influência de álcool ou outra substância psicoativa que cause dependência.
Qual o tempo de suspensão do documento?
- Quando é por excesso de pontos, o documento poderá ser suspenso por um período de seis meses a um ano. O tempo de suspensão aumenta para de oito meses a dois anos caso a penalidade seja registrada pela segunda vez em um período de 12 meses.
Quais as consequências de não entregar a CNH suspensa?
- Você conhece as consequências de não entregar a CNH suspensa? Essa atitude é muito perigosa, uma vez que, se pego em alguma blitz com a habilitação nesta situação, o condutor poderá ter a CNH cassada – uma penalidade muito mais dura e definitiva em relação à suspensão.