É perigoso andar com a homocinética estalando?
Índice
- É perigoso andar com a homocinética estalando?
- Como saber se a junta homocinética está ruim?
- O que estraga a homocinética do carro?
- O que causa problema na homocinética?
- O que acontece se não trocar a junta homocinética?
- Porque o motor fica estalando?
- Como saber se o Semi-eixo está com problema?
- Qual a função da junta homocinética?
- Quando trocar a junta homocinética do carro?
- Quanto tempo dura a junta homocinética?
- Como saber se a homocinética está com defeito?
- Por que as rodas são homocinéticas?
- Quais são as articulações homocinéticas?
- Quais são os sinais da junta homocinética?

É perigoso andar com a homocinética estalando?
Ouça em voz altaPausarEle também acrescenta: “Estalos ao esterçar as rodas enquanto acelera podem apontar desgaste na pista de trabalho das esferas da junta homocinética do lado da roda, ou seja, da junta fixa”.
Como saber se a junta homocinética está ruim?
- Se o veículo vibrar ou trepidar durante as acelerações, ele pode estar com a homocinética deslizante travada ou com a junta fixa gasta ou danificada.
- Se a vibração ou trepidação acontecer em velocidades constantes ou com o uso do freio-motor, possivelmente o defeito está na homocinética fixa.
O que estraga a homocinética do carro?
Ouça em voz altaPausarAqueles trancos nas arrancadas, o excesso de carga no carro e desalinhamento nas rodas provocam o desgaste prematuro da junta homocinética, peça que tem a função de transmitir o torque do motor às rodas. Se ela quebrar, o automóvel simplesmente não anda.
O que causa problema na homocinética?
Ouça em voz altaPausarAs principais causas de problemas em juntas homocinéticas deslizantes são a coifa cortada, deteriorada, ou ainda, abraçadeiras fixadas de forma incorreta, permitindo a entrada de impurezas que contaminam a graxa e causam desgaste prematuro da junta.
O que acontece se não trocar a junta homocinética?
Ouça em voz altaPausarApresentando sinais de desgaste acentuado, caso não seja substituída, a junta homocinética pode se romper e o resultado pode ser a perda de tração, travamento ou mesmo danificar peças importantes do carro como: semi-eixos, câmbio, rodas e suspensão.
Porque o motor fica estalando?
Ouça em voz altaPausarAssim, os metais do escapamento sofrem dilatações e contrações, conforme a mudança da temperatura. Ou seja, dilatam quando aquecem e contraem quando esfriam, causando os conhecidos estalos.
Como saber se o Semi-eixo está com problema?
Ouça em voz altaPausarEm alguns casos, se houver desequilíbrio do semi-eixo, o problema pode causar trepidações e vibrações que serão sentidas na direção no veículo. Além dos problemas já citados, pode ocorrer também a quebra da trizeta e, em casos piores, a quebra da tulipa.
Qual a função da junta homocinética?
Ouça em voz altaPausarAs juntas homocinéticas são responsáveis por transmitir velocidade constante da saída do diferencial para as rodas, permitindo movimentos angulares e telescópicos resultante do movimento da suspensão.
Quando trocar a junta homocinética do carro?
Ouça em voz altaPausarQuando falamos na troca da junta homocinética, o recomendado é que ela seja feita quando o carro atinge, aproximadamente, 40 a 50 mil quilômetros percorridos.
Quanto tempo dura a junta homocinética?
Ouça em voz altaPausarDurabilidade da junta homocinética depende de condição de uso do veículo e manutenção. Avaliação pode ser feita entre 5 mil e 10 mil km. Componente importante na hora de transmitir a força do motor de forma constante às rodas, a junta homocinética pode ter longa durabilidade, dependendo das condições de uso do veículo.
Como saber se a homocinética está com defeito?
- Como saber se a homocinética está com defeito? Uma homocinética vem sempre com uma graxa especial e é selada firmemente com uma coifa de borracha ou plástico, que é mantida no lugar com duas braçadeiras. Uma junta homocinética não precisa de qualquer manutenção e pode durar muito tempo, desde que a coifa não seja danificada.
Por que as rodas são homocinéticas?
- Muitas rodas traseiras e carros com tração nas quatro rodas, bem como caminhões também possuem articulações homocinéticas. As juntas homocinéticas são necessárias para transferir o torque da transmissão para as rodas motrizes a uma velocidade constante, acomodando o movimento para cima e para baixo da suspensão.
Quais são as articulações homocinéticas?
- Existem dois tipos mais comuns de articulações homocinéticas: um tipo bola e um tripé. Nos carros de tração dianteira, as juntas do tipo bola são usadas no lado externo dos eixos de transmissão, enquanto as juntas do tipo tripé são usadas principalmente no lado interno.
Quais são os sinais da junta homocinética?
- Barulhos e ruídos, quase sempre, estão relacionados a problemas do carro. E com a junta homocinética não é diferente. Os principais sinais são simples de serem identificados. Atente-se ao girar a roda até o fim ou fazer manobras: se ouvir estalos é um sinal de que a junta está com problemas, e procurar um mecânico de sua confiança é essencial.