É possível ter cárie na gengiva?
Índice
- É possível ter cárie na gengiva?
- Quando a cárie atinge a raiz do dente?
- O que fazer quando a cárie chega na gengiva?
- Como tirar cárie perto da gengiva?
- O que fazer quando tem cárie na raiz do dente?
- Qual a causa da cárie?
- Como ocorre a cárie no dente?
- Quando deve ser tratada a cárie dental?
- Por que as cáries não são tratadas?

É possível ter cárie na gengiva?
A maior causa esta sendo na falta de técnica na escovação, a cárie próxima à gengiva significa falta de higiene correta nesta área assim como a falta do uso do fio dental, que também esta relacionada a inflamação gengival.
Quando a cárie atinge a raiz do dente?
A cárie radicular ou cárie na raiz do dente, caso se trate já de uma cárie profunda, é geralmente grave devido à sua proximidade com o nervo do dente e que ocorre quando a raiz já está exposta por retração da gengiva.
O que fazer quando a cárie chega na gengiva?
Para esse tipo de problema, a dentista esclarece que existem alguns tratamentos mais comuns, como a restauração de resina composta, indicado quando a cárie forma cavidades, sem contato direto na gengiva, a restauração de resina + cirurgia gengival, quando a cárie se instala abaixo da gengiva, e o tratamento endodôntico ...
Como tirar cárie perto da gengiva?
Cirurgia plástica gengival no tratamento de cárie em raiz dentária exposta. A cirurgia plástica gengival pode ser necessária de vários momentos no tratamento de cárie em raiz dentária. A técnica mais utilizada é o rebatimento gengival a retalho para livre acesso à área problemática.
O que fazer quando tem cárie na raiz do dente?
“Nesse caso, é necessária urgência no tratamento, com a remoção de todo tecido pulpar e a restauração do canal por materiais obturadores”, ressalta. Outras possíveis soluções para o problema da cárie radicular é o pino dentário, a prótese dentária fixa e a cirurgia plástica gengival.
Qual a causa da cárie?
- A cárie é causada pela desmineralização do esmalte de um dente, através dos ácidos que as bactérias bucais produzem, elas se utilizam dos nutrientes dos resíduos alimentares que ficam grudados nos dentes.
Como ocorre a cárie no dente?
- As cáries, entretanto, normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Inicialmente a cárie é assintomática e o paciente não percebe que ela está ocorrendo. A cárie é causada pela desmineralização do esmalte de um dente, através dos ácidos que as bactérias bucais produzem.
Quando deve ser tratada a cárie dental?
- Independente de passageira ou permanente, a cárie deve ser tratada o mais rápido possível. Os sinais e sintomas das cáries dentárias podem variar, dependendo da sua dimensão e localização. Quando uma cavidade dental está apenas começando, a pessoa pode não apresentar nenhum sintoma.
Por que as cáries não são tratadas?
- As cáries normalmente não provocam dor, a não ser que cresçam muito e afetem os nervos ou causem uma fratura no dente. Se não forem tratadas, um abscesso dentário poderá se desenvolver. As cáries não tratadas também destroem as estruturas internas do dente (polpa) e terminam causando sua perda. Saiba mais: O que é placa bacteriana?