O que fazer quando a cárie atinge a polpa?
Índice
- O que fazer quando a cárie atinge a polpa?
- Como saber se a cárie chegou na polpa do dente?
- Como eliminar cáries profunda?
- O que fazer para remover uma cárie profunda dental?
- Quanto tempo até a cárie vira canal?
- O que acontece quando a cárie chega na gengiva?
- Por que a polpa não responde?
- Qual a época de desenvolvimento da polpa?
- Qual a função da polpa?
- Qual a relação entre a dentina e a polpa?

O que fazer quando a cárie atinge a polpa?
Quando a cárie aprofunda o suficiente para danificar a polpa de forma permanente, o único modo de suprimir a dor é retirar a polpa através do canal da raiz (tratamento endodôntico) ou extrair o dente.
Como saber se a cárie chegou na polpa do dente?
Inchaço nas gengivas Quando as cáries não são tratadas, a tendência é de que as bactérias atinjam a polpa do dente, região que se estende até a raiz e é composta pelos nervos e vasos sanguíneos do dente. Quando isso ocorre, pode haver formação de inchaços, inflamações e até sangramento na escovação.
Como eliminar cáries profunda?
O tratamento para eliminar cáries, é feito geralmente através de uma restauração, que é realizada pelo dentista e consiste na remoção da cárie e de todo o tecido infectado, sendo que depois é feita uma cobertura do dente com uma substância que pode ser resina composta, cerâmica ou amálgama.
O que fazer para remover uma cárie profunda dental?
O tratamento para a cárie profunda, em geral, é o tratamento do canal, com a remoção da polpa do dente. Em estágios iniciais, a restauração do dente com aplicação de resina composta é o caminho mais indicado. O caso deve ser analisado de forma particular e de modo a obter um resultado mais adequado.
Quanto tempo até a cárie vira canal?
Quanto tempo isso pode levar vai variar de pessoa para pessoa. A cárie pode cavitar no dente até causar dor, e isso em questão de meses ou anos. Um jeito de prevenir as cavidades é reduzindo a quantidade de placa e bactérias na sua boca.
O que acontece quando a cárie chega na gengiva?
A maior causa esta sendo na falta de técnica na escovação, a cárie próxima à gengiva significa falta de higiene correta nesta área assim como a falta do uso do fio dental, que também esta relacionada a inflamação gengival.
Por que a polpa não responde?
- Como já dissemos, na polpa, encontra-se apenas terminações nervosas livres, logo, sob qualquer estímulo (térmico, elétrico) ela só responde de uma forma: DOR. Os agentes microbianos são os responsáveis pela maioria das afecções pulpares.
Qual a época de desenvolvimento da polpa?
- O desenvolvimento da polpa é um processo gradual com variações individuais; assim sendo, não é possível estabelecer uma época específica para seu início ...
Qual a função da polpa?
- Uma das funções da polpa é a de responder às agressões com inflamação. Os irritantes, seja qual for a origem, estimula uma resposta quimiotática que impede ou retarda a destruição do tecido pulpar. A inflamação, portanto, é uma ocorrência normal e benéfica.
Qual a relação entre a dentina e a polpa?
- A dentina é um produto da polpa, e a polpa, por meio dos prolongamentos ododntobláticos, é parte integrante da dentina. Assim, quando uma cárie ou preparo da cavidade envolve a dentina , são envolvidos os prolongamentos odontoblásticos e a polpa.