Quais as empresas que não podem requerer recuperação judicial?
Índice
- Quais as empresas que não podem requerer recuperação judicial?
- Quais são os requisitos para requerer a recuperação judicial?
- Como a empresa recorre à recuperação judicial?
- Será que a empresa tem direito à recuperação?
- Como funciona a recuperação judicial?
- Qual o valor do empregado durante a recuperação judicial?

Quais as empresas que não podem requerer recuperação judicial?
Toda empresa que atenda às exigências dispostas na Lei 11.101/2005 pode pedir recuperação judicial, se entender que é necessário. Nesse sentido, estão proibidas de solicitar o recurso cooperativas de crédito, planos de saúde, empresas cujo capital seja misto e estatais.
Quais são os requisitos para requerer a recuperação judicial?
Apenas empresários, sociedades e companhias aéreas podem pedir recuperação judicial. Não se enquadram em empresas que podem solicitar a recuperação judicial: empresas públicas; ... sociedades de capitalização e equiparadas.
Como a empresa recorre à recuperação judicial?
- "A empresa, quando está com uma crise, recorre à recuperação judicial como uma forma de prorrogar seus prazos de pagamento e, com isso, sair de uma situação indesejável", salienta.
Será que a empresa tem direito à recuperação?
- Uma vez que a empresa ingressa na justiça solicitando recuperação, caberá ao órgão do judiciário avaliar se, de fato, ela tem direito a esse benefício. Preliminarmente, é verificado se a empresa preenche os pré-requisitos indispensáveis para fazer jus à recuperação.
Como funciona a recuperação judicial?
- Como funciona a recuperação judicial? Por mais que uma empresa prestes a falir demande ações urgentes, não se pode esperar que uma recuperação aconteça em ritmo acelerado. Isso porque há certa complexidade envolvida quando se chega a esse ponto. Uma empresa que pede recuperação estará efetivamente em maus lençóis.
Qual o valor do empregado durante a recuperação judicial?
- Aqueles referentes ao período em que o empregado continua trabalhado na empresa durante a recuperação judicial devem ser pagos normalmente. Apenas, permite-se que o seu valor seja reduzido mediante acordo ou convenção coletiva.