O que acontece quando a anestesia pega no nervo?
Índice
- O que acontece quando a anestesia pega no nervo?
- Quando a anestesia pega no nervo do dente?
- O que é parestesia dentária?
- Quanto tempo demora para um nervo da boca se regenerar?
- O que acontece se atingir o nervo da boca?
- Qual a causa da anestesia no dentista?
- Como evitar anestesia dentaria?
- Por que a anestesia pode “falhar”?
- Quais são as anestesias na Clínica Odontológica?

O que acontece quando a anestesia pega no nervo?
Danos aos nervos – Caso a agulha atinja diretamente um nervo, o resultado pode ser dormência e dor, que podem durar semanas ou meses. Danos aos nervos são muito raros em injeções locais, de acordo com a American Society of Regional Anesthesia and Pain Medicine (ASRA) (Associação Americana de Anestesia Regional).
Quando a anestesia pega no nervo do dente?
As causas da parestesia podem ser várias, e essa complicação normalmente ocorre quando as cirurgias são feitas perto dos nervos. Os fatores mais comuns que ocasionam o problema são as picadas anestésicas diretamente sobre o nervo, eventuais fraturas, compressão do nervo, extração dentária ou um implante perto do nervo.
O que é parestesia dentária?
Parestesia é a perda da sensibilidade da mucosa bucal, da língua ou do lábio ou ainda dos dentes. É decorrente de alguma anestesia, que provoca algum dano em certo nervo. Nas cirurgias, pode ocorrer dano aos nervos, como nas extrações de dentes sisos inferiores localizados muito próximos dos nervos.
Quanto tempo demora para um nervo da boca se regenerar?
A maioria dos pacientes não necessita de tratamento e em mais de 96% dos casos ocorre o retorno sensitivo espontâneo em 24 meses.
O que acontece se atingir o nervo da boca?
Além disso, dano ao nervo que fornece sensações à língua pode causar alterações no paladar. Estas lesões podem afetar a qualidade de vida das pessoas, levando a problemas emocionais, problemas de socialização e incapacidade. Lesão acidental, durante cirurgia, também pode levar a ação judicial.
Qual a causa da anestesia no dentista?
- A anestesia no dentista não costuma causar uma dor insuportável nos pacientes, mas mesmo assim, gera dúvidas e medo. Muito comum em diversos procedimentos odontológicos, essa picadinha é motivo para que pacientes adiem tratamentos importantes, prejudicando assim sua saúde bucal.
Como evitar anestesia dentaria?
- A anestesia dentaria pode causar preocupação em algumas pessoas que estão prestes a fazer algum tratamento ou cirurgia. Mas não precisa ficar apreensivo, pois com um pouco de informação e o acompanhamento adequado do seu dentista, tudo deve ocorrer com a maior segurança antes, durante e depois do procedimento.
Por que a anestesia pode “falhar”?
- Mas não são só nesses casos que a anestesia pode “falhar”. As diferenças anatômicas entre as pessoas já causaram muita dor de cabeça para profissionais e pacientes. “Nem todas as pessoas tem a mesma anatomia, aliás, variações anatômicas acontecem com certa frequência.
Quais são as anestesias na Clínica Odontológica?
- As anestesias adotadas na clínica odontológica são, normalmente, de efeito apenas local. Mas existem alguns casos peculiares que demandam a geral. Entenda melhor: Há alguns tipos de anestesia local que os dentistas usam, como a anestesia por infiltração, bloqueio de campo, bloqueio de nervo e injeção sem agulha.