Como ocorre a circulação sanguínea nos peixes?
Como ocorre a circulação sanguínea nos peixes?
A circulação simples dos peixes ósseos faz-se com intervenção de um coração com duas cavidades onde circula apenas sangue venoso, que se transforma em sangue arterial quando passa nas brânquias, e de novo em sangue venosas ao circular pelo corpo do animal.
Como acontece a circulação do sangue dos peixes?
No que diz respeito ao sistema circulatório dos peixes, a circulação é simples e completa, ou seja, o sangue passa uma única vez pelo coração para completar o ciclo e não há mistura de sangue venoso com arterial.
Como funciona a circulação sanguínea nos répteis?
- A circulação sanguínea nos répteis é dupla, fechada e incompleta. Consiste em um coração com dois átrios (comunicados por um buraco chamado Forame de Panizza) e um ventrículo, além de vasos sanguíneos. Os répteis são animais pertencentes à ordem dos saurianos, quelônios, ofídios e crocodilos.
Como ocorre a circulação dos répteis?
- No entanto, mesmo nos crocodilianos observa-se mistura dos tipos de sangue (venoso e arterial) que passam pelo coração, embora em proporção menor do que nos anfíbios. Assim, podemos considerar a circulação dos répteis dupla e incompleta.
Como funciona o sistema circulatório dos répteis?
- O Sistema Circulatório dos Répteis. Em todos os répteis, o átrio direito é completamente separado do átrio esquerdo. Crocodilianos possuem dois ventrículos separados, mas nos outros répteis, os ventrículos não estão completamente separados. Mesmo assim, o sangue arterial e o venoso não se misturam e todos os répteis possuem dupla circulação.
Quais são os ventrículos dos répteis?
- A maioria dos répteis possui coração com dois átrios e um ventrículo, divididos parcialmente. Ocorre uma mistura de sangue não oxigenado com sangue oxigenado nos ventrículos. O único ventrículo que os répteis possuem é dividido parcialmente pelo septo de Sabatier, o que torna a mistura do sangue venoso e o sangue arterial apenas em parcial.