O que é mitose e quais são as suas funções?

O que é mitose e quais são as suas funções?
A mitose é um tipo de divisão celular que origina duas células-filhas com o mesmo número de cromossomos e as mesmas características. A mitose é um processo de divisão celular que resulta na formação de duas células-filhas com as mesmas características genéticas e o mesmo número de cromossomos.
Quais as duas funções da meiose?
A meiose permite a recombinação gênica, de tal forma que cada célula diplóide é capaz de formar quatro células haplóides (três no caso da oogênese) geneticamente diferentes entre si. Isso explica a variabilidade das espécies de reprodução sexuada. A meiose conduz à redução do número dos cromossomos à metade.
Quais são as fases da mitose?
- Muitos consideram apenas a prófase, metáfase, anáfase e telófase como sendo fases da mitose. Na metáfase, observamos que os centrossomos estão posicionados em polos opostos da célula, e os cromossomos estão reunidos na chamada placa metafásica (plano equatorial). Nessa fase, já não se observa nem o envoltório nuclear, nem o nucléolo.
Qual a função da mitose nos organismos?
- A mitose é um processo de divisão celular que apresenta grande importância para os organismos. Nos seres multicelulares, a mitose é importante para garantir o crescimento desses indivíduos e também para a regeneração dos tecidos. Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada.
Qual o processo de divisão da mitose?
- O processo de divisão é contínuo, mas para entendermos melhor a mitose, costumamos subdividi-la em fases, que são: Na prófase, há uma certa "desorganização", pois a cromatina (material genético) inicia sua espiralização, transformando-se em cromossomos (contendo duas cromátides-irmãs).
Qual a diferença entre mitose e meiose?
- Nos unicelulares, a mitose tem a importante função de garantir a reprodução assexuada. Leia também: Entenda a relação do câncer com a divisão celular → Diferenças entre mitose e meiose