Quando Atritamos a lá com o vidro que fica positivo?
Índice
- Quando Atritamos a lá com o vidro que fica positivo?
- O que acontece se Esfregarmos um pedaço de algodão em um pedaço de papel?
- O que ocorre se Atritarmos mica e âmbar vidro e algodão e seda e plático?
- Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada Porquê?
- Qual o sinal da carga elétrica adquirida pelo vidro?
- Qual o sinal da carga adquirida pela borracha?
- Quando um bastão de vidro é atritado com seda o bastão Torna-se positivamente carregado o que aconteceu com seus elétrons?
- Qual o tipo de carga final ficam uma barra de vidro inicialmente atritado com um pano de seda?

Quando Atritamos a lá com o vidro que fica positivo?
O vidro aparece antes da lã na série. Portanto o vidro fica positivo e a lã negativa, isto é, durante o atrito, o vidro transfere elétrons para a lã. Porém, se atritarmos a lã com um bastão de ebonite, como a lã aparece na série antes que a ebonite, a lã ficará positiva e a ebonite ficará negativa (Figura 2).
O que acontece se Esfregarmos um pedaço de algodão em um pedaço de papel?
Na tabela triboelétrica vemos que o algodão tende a ser neutro, e o ebonite tende a obter carga negativa, então o ebonite vai ficar com cargas positivas e o algodão com cargas negativas.
O que ocorre se Atritarmos mica e âmbar vidro e algodão e seda e plático?
Por meio dessa série, é possível determinar a carga elétrica adquirida por cada material quando são atritados entre si. O isopor ao ser atritado com a lã fica carregado negativamente. O vidro ao ser atritado com a seda ficará carregado: ... e) com carga elétrica nula, pois é impossível o vidro ser eletrizado.
Quando uma barra de vidro e esfregada com um pano de seda a barra fica positivamente carregada Porquê?
Tabela 1.1: Série triboelétrica. Por exemplo, se uma barra de vidro for esfregada com um pano de seda, a barra fica carregada positivamente e a seda negativamente, porque o vidro está acima da seda, na série triboelétrica (ver figura 1.4).
Qual o sinal da carga elétrica adquirida pelo vidro?
Observe que o vidro ocupa uma posição superior na tabela em relação ao papel, sendo assim, o vidro adquire carga elétrica de sinal positivo, pois doa seus elétrons para o papel, que fica carregado negativamente. Quanto maior for a distância entre os materiais na lista, maior será a energia estática gerada.
Qual o sinal da carga adquirida pela borracha?
o vidro cede elétrons para a lã ficando com carga positiva para atrair outro corpo eletrizado este precisa estar com carga negativa, logo a borracha fica com carga negativa, com isso conclui-se que os elétrons foram da lã para a borracha.
Quando um bastão de vidro é atritado com seda o bastão Torna-se positivamente carregado o que aconteceu com seus elétrons?
Quando um bastão de vidro é atritado com seda, o bastão torna-se positivamente carregado. O que aconteceu com seus elétrons? foram removidos do bastão.
Qual o tipo de carga final ficam uma barra de vidro inicialmente atritado com um pano de seda?
O vidro adquire carga positiva e a seda fica eletrizada negativamente. Procurando uma explicação para este fato, Franklin formulou uma teoria, segundo a qual os fenômenos elétricos eram produzidos pela existência de um "fluido elétrico" que estaria presente em todos os corpos.