O que acontece no túbulo coletor?
Índice
- O que acontece no túbulo coletor?
- Como se comporta as paredes do túbulo distal?
- Quais substâncias são reabsorvidas no Tubulo distal?
- O que é túbulo Urinifero?
- Qual a função do túbulo contorcido proximal na produção da urina?
- O que é absorvido no túbulo contorcido distal?
- Qual substância é secretada no túbulo proximal?
- Qual é o nome do túbulo distal?
- Como ocorre a reabsorção de água no túbulo distal?
- Quais substâncias são reabsorvidas pelos túbulos?
- Como aumentar a reabsorção de sódio nos túbulos renais?

O que acontece no túbulo coletor?
As principais funções dos ductos coletores são: Reabsorção de sódio e água; Responsável pela concentração urinária através da ação do hormônio antidiurético; ... Secreção de hidrogênio, contribuindo para a acidificação urinária e manutenção do equilíbrio ácido-básico.
Como se comporta as paredes do túbulo distal?
Túbulo contorcido distal (T.C.D.): também é revestido por epitélio cúbico simples, e diferentemente do túbulo contorcido proximal, não possui a “borda em escova”, pois a parte apical das células do túbulo apresenta microvilos mais curtos e esparsos, apresentando desta forma um lúmen mais amplo.
Quais substâncias são reabsorvidas no Tubulo distal?
Túbulo Contorcido Distal: reabsorve cerca de 8% do cálcio filtrado. É um local importante na regulação da excreção de Ca2+. Ao contrário das outras porções do néfron, o TCD reabsorve cálcio predominantemente de forma ativa, via transcelular.
O que é túbulo Urinifero?
A unidade funcional dos rins é o túbulo urinífero, composto pelo néfron e pelo tubo coletor, de origens embriológicas diferentes. O néfron é constituído por: corpúsculo renal (ou de Malpighi), túbulo proximal, alça de Henle (ou túbulo intermediário) e túbulo distal.
Qual a função do túbulo contorcido proximal na produção da urina?
Túbulo contorcido proximal: essa parte do néfron recebe o filtrado glomerular, que sofrerá o processo de absorção e excreção de substâncias.
O que é absorvido no túbulo contorcido distal?
Ao passar pelo túbulo contorcido distal, que é permeável à água, ocorre reabsorção por osmose para os capilares sanguíneos. Ao sair do néfron, a urina entra nos dutos coletores, onde ocorre a reabsorção final de água.
Qual substância é secretada no túbulo proximal?
No túbulo proximal, há grande parte da reabsorção de água e solutos, mas também ocorre secreção de solutos, especialmente medicamentos e compostos exógenos, mas também ânions e cátions orgânicos, como creatinina, acetilcolina, sais biliares, urato, oxalato, etc.
Qual é o nome do túbulo distal?
- Trata-se de uma estrutura tubular microscópica e retorcida, daí o nome convoluto ou contorcido. O túbulo distal como um todo, é formado pela parte reta e pela parte convoluta. Neste segmento ocorre um bombeamento constante de íons sódio do interior para o exterior do túbulo.
Como ocorre a reabsorção de água no túbulo distal?
- Líquido tubular hipotônico à reabsorção de água por osmose no túbulo contorcido distal OBS: Ocorre, também, ao longo dos túbulos renais, reabsorção ativa de aminoácidos e glicose. Desse modo, no final do túbulo distal essas substâncias já não são mais encontradas. Regulação da função renal - Resumo
Quais substâncias são reabsorvidas pelos túbulos?
- Algumas substâncias, como glicose e aminoácidos, são quase que completamente reabsorvidas pelos túbulos, de forma que a intensidade da sua excreção urinária é, em termos práticos, zero.
Como aumentar a reabsorção de sódio nos túbulos renais?
- Ela aumenta a reabsorção ativa de sódio nos túbulos renais, possibilitando maior retenção de água no organismo.