adplus-dvertising

O que é são VLANs em um switch?

Índice

O que é são VLANs em um switch?

O que é são VLANs em um switch?

Uma rede local virtual, normalmente denominada de VLAN (Virtual Local Area Network), é uma rede logicamente independente. Várias VLANs podem coexistir em um mesmo comutador (switch), de forma a dividir uma rede local (física) em mais de uma rede (virtual), criando domínios de broadcast separados.

Em que situações é recomendável usar VLANs?

Hoje em dia uma das principais razões para se implementar VLANs é segurança. Um equipamento (seja notebook, desktop, smartphone, etc) que esteja contaminado por um vírus normalmente só consegue atacar diretamente outros equipamentos que estejam dentro da mesma VLAN.

Qual a função da interface VLAN no switch de camada 2?

O conceito de VLAN (Rede de Área Local Virtual) abstrai a ideia da rede de áre local (LAN), promovendo a conectividade entre os links de dados para uma sub-rede. Um ou mais switches de rede permitem oferecer suporte a várias VLANs independentes, criando implementações de sub-redes na camada 2 (link de dados).

O que é uma VLAN e quais suas aplicações?

Uma VLAN – Virtual Local Area Network, ou em português, Redes Locais Virtuais – é uma segmentação de rede que é feita de maneira virtual. ... Como o próprio nome já diz, a técnica consiste em criar uma rede virtual dentro de um único equipamento, geralmente um switch.

O que é o Pvid?

Internamente, o comutador possui um rótulo de identificação para cada porta, chamado de PVID (Port VLAN ID) como visto anteriormente. Ele é utilizado no encaminhamento de quadros tanto em VLANs 802.1Q baseadas emportas, quanto em endereços MAC.

Porque quando criamos duas VLANs elas não podem se comunicar por padrão?

Criar VLAN em um switch é dividi-lo logicamente (não fisicamente), de forma que ele “pareça” ser dois ou mais equipamentos distintos. As portas de cada parte dessa divisão lógica não podem se comunicar diretamente, visto que estarão isoladas pela configuração empregada nas portas do switch.

Qual a principal vantagem de implementar VLANs?

VLANs proporcionam independência da topologia física da rede, permitindo que grupos de trabalho, fisicamente diversos, possam ser conectados logicamente a um único domínio broadcast. As redes locais virtuais limitam o tráfego a domínios específicos proporcionando mais segurança a estes.

Quais são os tipos de VLANs?

As redes virtuais locais podem ser classificadas de quatro maneiras distintas: baseadas em portas, endereço MAC, protocolo, endereço IP ou camadas superiores.

O que é uma função de um switch de camada 2?

Funções de um Switch L2 As três funções básicas de um switch camada-2 ou switch L2 são: Aprender os endereços MAC de origem dos hosts conectados às suas portas. Encaminhar ou filtrar quadros com base no endereço MAC de destino do quadro recebido em uma porta.

O que é switch de camada 2?

Um switch é um dispositivo da Camada 2 e às vezes é chamado de bridge multiportas. Os switches tomam decisões de encaminhamento com base nos endereços MAC contidos nos quadros de dados transmitidos. de comutação. criado, um caminho de comunicação dedicado é estabelecido entre os dois dispositivos.

Postagens relacionadas: