Qual é a causa do teratoma?
Índice
- Qual é a causa do teratoma?
- Como saber se o teratoma é maligno?
- Como é a cirurgia para retirar o teratoma?
- O que é teratoma maligno?
- Qual a chance de um teratoma ser maligno?
- Como tratar teratoma no Ovario?
- Qual exame confirma câncer de ovário?
- Que são teratomas?
- Como surge um teratoma Sacrococcígeo?
- O que é teratoma bilateral?
- Quais são os sintomas do teratoma?
- Como é indicado o tratamento de teratomas malignos?
- Quais são os teratomas benignos nas mulheres?
- Como fazer a confirmação do tipo de tumor?
Qual é a causa do teratoma?
O teratoma é um tipo de tumor que surge devido à proliferação de células germinativas, que são células encontradas somente nos ovários e testículos, responsáveis por dar origem ao óvulo e aos espermatozoides. Assim, é comum que o teratoma surja no ovário, sendo mais frequente em mulheres jovens.
Como saber se o teratoma é maligno?
Já nos casos de teratoma maligno, o câncer pode se desenvolver para os órgãos que estão próximos, causando ainda diminuição no funcionamento desses órgãos....Como saber se tenho um teratoma
- Inchaço em algum local do corpo;
- Dor constante;
- Sensação de pressão em alguma parte do corpo.
Como é a cirurgia para retirar o teratoma?
A cirurgia para a retirada do teratoma deve ser realizada por métodos minimamente invasivos, como a laparoscopia ou a cirurgia robótica. A cirurgia convencional, com um corte no abdome semelhante ao da cesárea apresenta maiores taxas de complicações e por isso deve ser evitada.
O que é teratoma maligno?
O teratoma cístico ovariano maduro constitui neoplasia derivada de células germinativas e apresenta tecidos bem diferenciados provenientes dos três folhetos embrionários. É comum em mulheres jovens, sendo freqüentemente unilateral.
Qual a chance de um teratoma ser maligno?
O teratoma é considerado um tumor raro, quase sempre benigno. No Brasil, são menos de 15 casos por ano. Desenvolve-se de forma maligna em alguns casos mais raros ainda - de acordo com a Associação Médica Brasileira, apenas 1% dos casos de teratoma é maligna, ou seja, 99% de benigno.
Como tratar teratoma no Ovario?
O tratamento dos tumores benignos de células germinativas, como teratomas (cistos dermoides) é a cistectomia ovariana (remoção cirúrgica da parte do ovário que contem o tumor). Cerca de 2 a 3% dos cânceres de ovário são de células germinativas.
Qual exame confirma câncer de ovário?
Exames de Rastreamento Os dois exames mais utilizados na pesquisa do câncer de ovário são o ultrassom transvaginal e o exame de sangue do marcador CA-125.
Que são teratomas?
O teratoma maduro é o tumor de ovário de células germinativas mais comum. É um tumor benigno que geralmente afeta mulheres em idade reprodutiva. É muitas vezes chamado de cisto dermoide. Estes tumores ou cistos podem conter diferentes tipos de tecidos benignos, incluindo, osso, cabelo e dentes.
Como surge um teratoma Sacrococcígeo?
Os teratomas sacrococcígeos são derivados das células pluripotenciais que se originam no nodo de Hense, situado anteriormente ao cóccix. Componentes ectodérmicos, especialmente tecidos neurais, são dominantes no teratoma fetal. Tecidos do mesoderma, incluindo gordura, osso, músculo liso e cartilagem são comuns(3).
O que é teratoma bilateral?
O teratoma é um tumor, quase sempre benigno, que costuma ter origem nas células germinativas dos ovários ou dos testículos. Na maioria dos casos, a remoção cirúrgica do tumor é o único tratamento necessário, sendo rara a recidiva da lesão.
Quais são os sintomas do teratoma?
- O teratoma, na maioria das vezes, é assintomático e só é identificado através de um exame de rotina. Os seus sintomas podem variar de acordo com o local acometido, mas o sinal mais comum é a formação de uma massa que pode ser sentida ou até mesmo vista, dependendo do seu tamanho.
Como é indicado o tratamento de teratomas malignos?
- No caso de teratomas malignos, além da cirurgia, também é indicado o tratamento com quimioterapia e radioterapia, para eliminar completamente as células cancerígenas e evitar o reaparecimento do câncer no mesmo local ou em outra região do corpo.
Quais são os teratomas benignos nas mulheres?
- Existem teratomas benignos, chamados de teratomas maduros, e os teratomas malignos, conhecidos como imaturos e que são cancerígenos. Em ambos os casos, é recomendado que o tumor seja retirado através de cirurgia. Dentre os teratomas benignos nas mulheres, os mais comuns são os tumores de ovário, que recebem o nome de cisto dermoide.
Como fazer a confirmação do tipo de tumor?
- Apesar dos exames de imagem darem sinais sobre o tipo de tumor, a confirmação se é benigno ou maligno é feita após análise do seus tecidos no laboratório. A principal forma de tratamento do teratoma é a retirada do tumor, preservando o ovário sempre que possível.