Qual a forma de infestação da esquistossomose?

Qual a forma de infestação da esquistossomose?
Para que haja transmissão é necessário um indivíduo infectado liberando ovos de Schistosoma mansoni por meio das fezes, a presença de caramujos de água doce e o contato da pessoa com essa água contaminada. Quando uma pessoa entra em contato com essa água contaminada, as larvas penetram na pele e ela adquire a infecção.
Qual o período de incubação da esquistossomose?
- O período de incubação, ou seja, tempo que os primeiros sintomas começam a aparecer a partir da infecção, é de duas a seis semanas. IMPORTANTE: A infecção por esquistossomose é prevalente em áreas tropicais e subtropicais, em comunidades carentes sem acesso a água potável e sem saneamento adequado.
Quais são as causas da esquistossomose crônica?
- A esquistossomose crônica pode afetar a capacidade das pessoas de realizar atividades diárias e, em alguns casos, pode resultar em morte. Na África Subsaariana, a OMS estima que mais de 200 mil mortes por ano aconteçam devido à esquistossomose.
Como é feito o tratamento da esquistossomose?
- Tratamento de Esquistossomose O tratamento da esquistossomose é feito com antiparasitários (praziquantel ou oxamniquina).
Como evitar que outras pessoas fiquem contaminadas?
- Para quebrar este ciclo e impedir que outras pessoas fiquem contaminadas deve-se evitar o contato com águas poluídas e eliminar o excesso de caramujos. O tratamento geralmente é feito com remédios antiparasitários como Praziquantel ou Oxamniquina durante 1 ou 2 dias, que matam e eliminam o parasita.