Como o cérebro reage a exercício físico?
Índice
- Como o cérebro reage a exercício físico?
- Que mudanças o exercício físico promove no cérebro?
- O que o cérebro libera quando fazemos exercícios?
- O que acontece com o cérebro quando praticamos atividade física regular de 3 a 5 vezes por semana por 30 minutos?
- Quais os benefícios que os exercícios físicos causam no cérebro?
- Por que o cérebro se torna mais ativo durante o exercício?
- Como o cérebro muda quando faz exercícios?
- Por que o cérebro exige mais energia durante o exercício?
- Como o cérebro muda durante a atividade física?

Como o cérebro reage a exercício físico?
O exercício intensifica a amplitude e a frequência das ondas cerebrais, para um estado mais alerta, melhorando a capacidade de concentrar a atenção e de mudar a atenção para outro fator. As funções da aprendizagem e da memória estão concentradas no hipocampo, uma pequena região no centro do cérebro.
Que mudanças o exercício físico promove no cérebro?
O exercício também pode melhorar a saúde e a função das sinapses entre os neurônios, permitindo que as células cerebrais se comuniquem melhor. Nas pessoas, a pesquisa epidemiológica indica que ser fisicamente ativo reduz o risco do mal de Alzheimer e outras demências, e pode retardar a progressão da doença.
O que o cérebro libera quando fazemos exercícios?
Quando praticamos esportes, nosso corpo libera uma substância chamada endorfina, um hormônio que provoca a sensação de prazer e bem-estar. Outros neurotransmissores com ação semelhante também são produzidos ao nos movimentarmos.
O que acontece com o cérebro quando praticamos atividade física regular de 3 a 5 vezes por semana por 30 minutos?
“As revisões científicas apontam que a prática diminui o risco de comprometimento cognitivo leve em 35% e o de Alzheimer em 51%”, contextualiza Andrea Camaz Deslandes, profissional de educação física e coordenadora do Laboratório de Neurociência do Exercício da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
Quais os benefícios que os exercícios físicos causam no cérebro?
Durante a atividade física, o corpo naturalmente produz mais serotonina e endorfina, neurotransmissores relacionados à sensação de bem-estar e que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. Isso causa a chamada “estabilização afetiva”, que ajuda a memória e melhora a capacidade de raciocínio rápido.
Por que o cérebro se torna mais ativo durante o exercício?
- Seu cérebro se torna muito mais ativo durante o exercício, “talvez mais ativo do que em qualquer outro momento”, diz Maddock. Uma maneira pela qual os neurônios se comunicam é com pulsos elétricos e, às vezes, redes inteiras de neurônios disparam em uníssono, como um grupo de torcedores de futebol cantando juntos em um jogo.
Como o cérebro muda quando faz exercícios?
- Dessa forma, no contexto de como o cérebro muda quando fazemos exercícios, foi observado um aumento das células progenitoras e a redução da morte celular, modulando a expressão de macrófagos (células do sistema imunológico que eliminam substâncias estranhas). O exercício físico causa um aumento nos níveis de vários neurotransmissores.
Por que o cérebro exige mais energia durante o exercício?
- E da mesma maneira que seus músculos exigem mais energia durante o exercício, o cérebro começa a engolir glicose ou outros carboidratos quando o corpo está em movimento. “No passado, ninguém tinha ideia do que o cérebro estava fazendo com todo esse combustível”, diz Maddock.
Como o cérebro muda durante a atividade física?
- Assim, no contexto de como o cérebro muda durante a atividade física, foi observado em vários estudos que o exercício físico regular melhora a aprendizagem e a memória.