O que pode acontecer quando os impostos não são pagos?
Índice
- O que pode acontecer quando os impostos não são pagos?
- O que acontece se ficar devendo o imposto de renda?
- Qual a pena para sonegação de impostos?
- Quais são os riscos de não pagar os impostos da sua empresa?
- Qual é o crime de sonegação fiscal?
- Quais são os principais impostos brasileiros?
- Por que o governo federal começou a criar impostos?
- Como o contribuinte pode quitar o imposto devido?
- Como os impostos podem ser partilhados entre os entes?

O que pode acontecer quando os impostos não são pagos?
As consequência de não pagar impostos Quando não acontece o pagamento de imposto, uma das implicações é que em janeiro do ano sucessivo ocorra o desenquadramento e o empresário passará para um outro regime tributário mais oneroso.
O que acontece se ficar devendo o imposto de renda?
Quem atrasa o pagamento do imposto precisa pagar multa de 0,33% por dia de atraso até o limite de 20% do valor total devido mais juros equivalentes à taxa Selic acumulada desde o dia 1º de julho até o dia do pagamento da cota única ou de cada cota.
Qual a pena para sonegação de impostos?
O crime de sonegação A pena para a prática prevê de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. ... Porém a multa aumenta para dez vezes o valor do tributo sonegado.
Quais são os riscos de não pagar os impostos da sua empresa?
O primeiro dos riscos em atrasar o pagamento de obrigações fiscais é a incidência de juros e multas. ... No caso dos impostos federais, por exemplo, calcula-se a multa de 0,33% por dia de atraso, limitada a 20%, considerando o primeiro dia útil após o vencimento até o dia do pagamento.
Qual é o crime de sonegação fiscal?
O crime de sonegação consiste no ato de deixar de declarar ou mentir para as autoridades fiscais, no intuito de não pagar ou pagar menos impostos. ... No caso de o crime ser cometido por funcionário público com atribuições relacionadas com a fiscalização e arrecadação de tributos, a pena será 3 vezes maior.
Quais são os principais impostos brasileiros?
- O contribuinte brasileiro tem, hoje, três principais impostos a serem pagos: Imposto de Renda, IPVA e IPTU. O IRPF é um tributo federal. Toda pessoa física deve prestar contas com a Receita Federal, exceto às que não tem renda tributável no valor limite, ou seja, aquelas isentas.
Por que o governo federal começou a criar impostos?
- “Por isso o governo federal parou de criar impostos e começou a criar as contribuições”, explica João Eloi Olenike, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Mas há exceções, e a própria Cide é uma delas: parte de sua arrecadação vai para estados e municípios.
Como o contribuinte pode quitar o imposto devido?
- “Depois de cair na Malha Fina, se o contribuinte admitir o erro ele pode quitar o valor devido pagando uma multa de 37,5% do imposto devido, corrigido pela taxa Selic do período.
Como os impostos podem ser partilhados entre os entes?
- Os impostos têm outra característica: ele eventualmente podem ser partilhados entre os entes governamentais, se isso estiver previsto em lei. Assim, a União, por exemplo, pode dividir a arrecadação de impostos com estados e municípios.