O que acontece no Paquiteno?

O que acontece no Paquiteno?
Paquíteno: ocorre a troca de pedaços entre cromossomos homólogos, onde alguns genes que se encontravam no cromossomo paterno passam para o cromossomo materno e vice-versa. Esse fenômeno, conhecido como crossing over ou permutação, é de grande importância biológica, pois aumenta a variabilidade genética.
O que acontece no Diacinese?
Diacinese (do grego dia = através) – é a fase final de preparação para a metáfase. Os cromossomos homólogos desprendem-se do envoltório nuclear, retomam o processo de condensação para fibras de 700nm encurtando progressivamente. Isso facilita a visualização das cromátides na composição de cada homólogo.
Quais são as principais características do Leptóteno?
Apresentam cromossomos muito finos e com cromômeros (regiões mais condensadas formadas por alças de cromatina que ficam pregueadas); As cromátides não são visíveis, aparentando haver somente um filamento como se não houvesse duplicação; Ocorre a aproximação dos cromossomos homólogos; O nucléolo ainda está presente.
Quais as características da prófase 1?
→ Prófase I A meiose I inicia-se com a prófase I, fase marcada pela condensação progressiva dos cromossomos, troca de material genético entre cromátides não irmãs, formação do fuso (feixe de microtúbulos), quebra do envoltório nuclear e início da migração dos cromossomos homólogos em direção à placa metafásica.