O que acontece na vasodilatação?
Índice
- O que acontece na vasodilatação?
- O que a vasoconstrição acarreta no tecido?
- O que é a vasoconstrição hipóxica?
- O que é vasoconstrição capilar?
- Quais os benefícios da vasodilatação?
- São agentes que estimulam a vasoconstrição?
- Qual o mecanismo de vasoconstrição?
- Como funcionam os vasoconstritores?
- Por que a vasoconstrição é tão intensa?
- Qual a diferença entre vasodilatação e vasoconstrição?

O que acontece na vasodilatação?
Vasodilatação é o processo de dilatação dos vasos sanguíneos, em consequência do relaxamento do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. É o processo oposto à vasoconstrição.
O que a vasoconstrição acarreta no tecido?
A vasoconstrição que ocorre por um estímulo das fibras simpáticas e a diminuição da pressão oncótica, juntamente com a diminuição da permeabilidade da membrana, leva a uma redução do edema.
O que é a vasoconstrição hipóxica?
A vasoconstrição hipóxica pulmonar (VHP) foi descrita pela primeira vez por Bindsley et al. em pacientes adultos e foi tratada com a inserção de cateter de duplo lúmen para ventilar um dos pulmões com oxigênio a 100% e outro com N2 a 95% e oxigênio a 5% durante anestesia venosa com barbitúrico e fentanil.
O que é vasoconstrição capilar?
Em fisiologia, a vasoconstrição é o processo de contração dos vasos sanguíneos (artérias, veias e capilares), em consequência da contração do músculo liso presente na parede desses mesmos vasos. O processo oposto é chamado vasodilatação.
Quais os benefícios da vasodilatação?
BENEFÍCIOS DOS VASODILATADORES
- Redução da fadiga;
- Dilatação das veias;
- Maior fluxo sanguíneo;
- Melhor desempenho físico;
- Aumenta o transporte de oxigênio;
- Fonte de aminoácidos e vitaminas;
- Favorece o ganho de massa muscular;
- Conduz mais nutrientes para os músculos.
São agentes que estimulam a vasoconstrição?
A vasoconstrição pode ser causada pela produção excessiva de fatores pressores (angiotensina, vasopressina, endotelina e sistema nervoso simpático etc), ou pela deficiência dos fatores depressores (óxido nítrico, prostaciclina e peptídio natriurético atrial).
Qual o mecanismo de vasoconstrição?
- Esse estado é chamado de tônus vasomotor, que também controla as atividades do coração, como contração e freqüência dos batimentos, aumentado ou diminuindo a atividade do organismo. O mecanismo de controle da vasoconstrição é proveniente do hipotálamo, pois possui efeitos excitatórios e inibitórios sobre o centro vasomotor.
Como funcionam os vasoconstritores?
- Vasoconstritores podem ser encontrados em substâncias ou através de medicamentos, por exemplo, a cafeína. A regulação dos vasos sanguíneos pode ser feita de forma natural, pelo próprio organismo, ou por meio medicamentoso.
Por que a vasoconstrição é tão intensa?
- A proteção inadequada às baixas temperaturas pode fazer com que a vasoconstrição seja tão intensa a ponto de prejudicar a circulação normal do sangue em determinada região do corpo, levando a amputações e/ou até a morte.
Qual a diferença entre vasodilatação e vasoconstrição?
- A alternância entre a vasodilatação e a vasoconstrição levam a um aumento do bombeamento sanguíneo; por isso o contraste aumenta a quantidade de nutrientes para reparar o tecido, diminuindo assim o edema.