Quais são os métodos para evitar a gravidez na adolescência?
Índice
- Quais são os métodos para evitar a gravidez na adolescência?
- Quais os riscos e consequências da gravidez na adolescência?
- Quais os problemas sociais relacionados com a gravidez na adolescência?
- Quais são os índices de gravidez na adolescência no Brasil e como prevenir?
- Quais os riscos e impactos psicológicos e fisiológicos de uma gravidez aos 13 anos?
- Como evitar a gravidez na adolescência?
- Quais os motivos de uma adolescente grávida?
- Será que a gravidez na adolescência é indesejada?
- Quais são as mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes?

Quais são os métodos para evitar a gravidez na adolescência?
Ouça em voz altaPausarEntre eles estão a pílula combinada, anticoncepcional injetável, DIU, diafragma, anticoncepção de emergência e minipílula. Além, claro, de preservativos, importantes porque além de evitar a concepção, protegem de doenças sexualmente transmissíveis⁴.
Quais os riscos e consequências da gravidez na adolescência?
Ouça em voz altaPausarA gravidez numa fase precoce da vida, como a adolescência, pode resultar em diversas consequências tanto para a gestante quanto para o bebê, como depressão durante e após a gravidez, parto prematuro e aumento da pressão arterial.
Quais os problemas sociais relacionados com a gravidez na adolescência?
Ouça em voz altaPausarA gestação da adolescente tem grandes repercussões sociais. A jovem, muitas vezes, deixa os estudos e apresenta mais dificuldade de inserção e permanência no mercado de trabalho. Assim se prolonga o tempo de dependência financeira familiar dessa jovem.
Quais são os índices de gravidez na adolescência no Brasil e como prevenir?
Ouça em voz altaPausarO índice de gravidez na adolescência no Brasil está acima da média mundial. Em 2020, registrou-se que, a cada mil brasileiras entre 15 e 19 anos, 53 tornam-se mães. No mundo, são 41, conforme relatório lançado recentemente pelo Fundo de População das Nações Unidas (Unfpa).
Quais os riscos e impactos psicológicos e fisiológicos de uma gravidez aos 13 anos?
Ouça em voz altaPausarQuanto ao risco, a gravidez na adolescência é um problema de Saúde Pública, pois as adolescentes têm maior probabilidade de desenvolver síndromes hipertensivas, partos prematuros, anemia, pré-eclâmpsia, desproporção feto-pélvica, restrição do crescimento fetal, além de problemas consequentes de abortos provocados e/ou ...
Como evitar a gravidez na adolescência?
- A melhor forma de evitar a gravidez na adolescência é se informar adequadamente e conhecer o próprio corpo e do parceiro antes de começar a vida sexual. Meninos e meninas devem se informar sobre os métodos anticoncepcionais. A camisinha é o mais comum, mais barato e mais fácil de utilizar.
Quais os motivos de uma adolescente grávida?
- Nunca foi tão divulgado os meios para evitar a gravidez como nos dias atuais, e mesmo assim, o número de adolescentes grávidas á cada vez maior. Porém, são muitos os motivos que tornam uma adolescente mais vulnerável a uma gravidez, mas o principal deles, é a falta de um projeto de vida, a falta de perspectiva futura.
Será que a gravidez na adolescência é indesejada?
- Não podemos dizer que toda gravidez na adolescência é indesejada, indesejadas são as gravidezes que acontecem por abuso sexual ou por falha de métodos anticoncepcionais. A maioria das gravidezes na adolescência não são planejadas, isto é, acontecem sem intenção, causada por diferentes fatores individuais ou sociais.
Quais são as mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes?
- Dados do Ministério da Saúde mostraram um total de 274 mortes relacionadas com a gravidez em adolescentes em 2004. Essas mortes, além das causas obstétricas, podem estar relacionadas com a tentativa de aborto, comum em adolescentes grávidas.