O que é a fibrose cística com ela pode levar a um quadro de pancreatite crônica?
Índice
- O que é a fibrose cística com ela pode levar a um quadro de pancreatite crônica?
- O que causa a pancreatite aguda e crônica?
- Como curar a pancreatite crônica?
- Quais os riscos da pancreatite crônica?
- Como podemos fazer o diagnóstico laboratorial diferencial da pancreatite aguda da pancreatite crônica?
- O que é pancreatite Auto-imune?
- Quando surgem sintomas de pancreatite?
- Qual a classificação da pancreatite?
- Quais são os exames de sangue para a pancreatite?
- Qual a gravidade da pancreatite?

O que é a fibrose cística com ela pode levar a um quadro de pancreatite crônica?
Ouça em voz altaPausarCrianças com fibrose cística - uma doença pulmonar progressiva e incurável - podem estar sob risco de desenvolver pancreatite. Mais frequentemente a causa da pancreatite em crianças é desconhecida.
O que causa a pancreatite aguda e crônica?
Ouça em voz altaPausarNo caso da pancreatite crónica as causas mais comuns são o consumo de álcool em excesso, as causas obstrutivas (por ex. trauma, cálculos pancreáticos, tumores), as causas hereditárias (por ex. pancreatite hereditária e a fibrose cística) e a pancreatite auto-imune.
Como curar a pancreatite crônica?
Ouça em voz altaPausarA pancreatite crônica não tem cura, no entanto pode ser controlada com alterações no estilo de vida, adoção de uma alimentação equilibrada e uso de alguns remédios para aliviar os sintomas da doença.
Quais os riscos da pancreatite crônica?
Ouça em voz altaPausarA pancreatite crônica é uma inflamação que não acaba e se perpetua. Os pacientes com pancreatite crônica podem sofrer danos permanentes ao pâncreas. Sua incidência é estimada entre cinco e 10 casos para cada 100 mil indivíduos por ano.
Como podemos fazer o diagnóstico laboratorial diferencial da pancreatite aguda da pancreatite crônica?
Ouça em voz altaPausarExames de imagem TC com contraste IV é o exame de imagem de escolha para fazer o diagnóstico da pancreatite aguda e avaliar as complicações locais. O exame é feito no início da doença se houver dúvidas sobre o diagnóstico de pancreatite aguda ou para excluir outras causas para os sintomas do paciente.
O que é pancreatite Auto-imune?
Ouça em voz altaPausarPancreatite autoimune é uma entidade caracterizada por processo inflamatório au- toimune, no qual há proeminente infiltrado linfocitário associado à fibrose do pâncreas, com disfunção orgânica.
Quando surgem sintomas de pancreatite?
- Os sintomas de pancreatite surgem quando as enzimas produzidas pelo pâncreas e responsáveis pela digestão dos nutrientes no intestino são liberadas no próprio pâncreas, inciando a digestão do próprio órgão e resultando no surgimento de sinais e sintomas como:
Qual a classificação da pancreatite?
- De acordo com a duração e evolução dos sintomas, a pancreatite pode ser classificada em: Crônica, em que os sintomas pioram ao longo do tempo, podendo causar danos permanentes e tornando o tratamento mais complexo.
Quais são os exames de sangue para a pancreatite?
- Os exames de sangue são menos úteis para diagnosticar a pancreatite crônica do que para diagnosticar a pancreatite aguda, mas podem indicar valores elevados de amilase e lipase (duas enzimas produzidas pelo pâncreas). Os exames de sangue também podem ser utilizados para examinar o nível de açúcar (glicose) no sangue, que pode estar elevado.
Qual a gravidade da pancreatite?
- Através dos achados na TC gradua-se alfabeticamente a gravidade da pancreatite de A a E, sendo A o quadro mais leve e E um quadro grave com sinais de complicações. A ressonância magnética nuclear (RMN) pode ser usada no lugar da TC (leia: RESSONÂNCIA MAGNÉTICA – Riscos, Contraindicações e Vantagens ).