adplus-dvertising

O que acontece depois da segunda audiência trabalhista?

Índice

O que acontece depois da segunda audiência trabalhista?

O que acontece depois da segunda audiência trabalhista?

É uma audiência única em que todos os atos são realizados ali. É tentada uma conciliação, depois é apresentada a defesa do reclamado, se possível, começa a instrução (busca de provas) e, por fim, o juiz decide.

Quais são finalidades da audiência trabalhista?

A audiência trabalhista é o momento onde as partes são reunidas, reclamante, reclamado, advogados e juízes, com o intuito de tentar um acordo, esclarecer dúvidas, colher provas, ouvir as testemunhas, os depoimentos pessoais, instruir a demanda e demais fatores que compõem essa reunião.

Qual a finalidade da audiência Trabalhista?

  • A audiência trabalhista, conforme art. 849, da CLT, deve ser una ou contínua, visando a concretização do princípio da celeridade processual. Sendo necessário, todavia, a audiência poderá ser desmembrada por motivo de força maior. Nesse caso ela terá continuação no dia seguinte, independentemente de nova notificação das partes.

Como ocorre a ausência do trabalhador na primeira audiência de conciliação trabalhista?

  • A ausência do trabalhador na primeira audiência de conciliação trabalhista gera a extinção sem resolução do mérito da ação, chamada de arquivamento. O arquivamento por motivo injustificado gera a condenação do Reclamante ao pagamento das custas processuais, independentemente da concessão de justiça gratuita.

Qual a ausência da audiência inaugural do processo trabalhista?

  • A ausência das partes à audiência inaugural do processo trabalhista é disciplinada no art. 844, da CLT. O dispositivo legal em questão sofreu alterações relevantes com a reforma, por isso é preciso que o advogado esteja atento à novel legislação para melhor orientar seu cliente.

Como é realizada a audiência?

  • Na audiência, são realizadas tentativas de conciliação e as partes e testemunhas são ouvidas para a decisão ser proferida. Carlos Henrique Bezerra Leita diz que: Em linguagem simples, podemos dizer que a audiência é o lugar e o momento em que os juízes ouvem as partes.

Postagens relacionadas: