adplus-dvertising

Como ocorre a reabsorção no tubo contorcido distal?

Índice

Como ocorre a reabsorção no tubo contorcido distal?

Como ocorre a reabsorção no tubo contorcido distal?

Ao passar pelo túbulo contorcido distal, que é permeável à água, ocorre reabsorção por osmose para os capilares sanguíneos. Ao sair do néfron, a urina entra nos dutos coletores, onde ocorre a reabsorção final de água. ... Desse modo, no final do túbulo distal, essas substâncias já não são mais encontradas.

Quais substâncias liberadas no processo de secreção tubular?

Glicose, aminoácidos e metabólitos importantes inicialmente presentes desaparecem do filtrado devido ao processo de reabsorção destas substâncias para o sangue. Além disso, outras substâncias podem ser incorporadas ao filtrado por efeito da secreção tubular e serem excretadas sem terem sido filtradas.

Onde ocorre o processo de secreção renal?

Além da reabsorção, ocorre a secreção no túbulo renal, que é um processo oposto ao da reabsorção. Na secreção, as substâncias presentes nos capilares são lançadas no interior do túbulo renal, o que garante a sua eliminação pela urina.

Como são os processos de reabsorção e secreção tubulares?

  • Os processos de reabsorção e secreção tubulares correspondem à transferência de substâncias entre os túbulos renais e os capilares peritubulares (Fig.1.); transferência que permite quer a reabsorção de substâncias essenciais ao equilíbrio do organismo quer a excreção de substâncias em excesso, inúteis ou perigosas, reabsorvidas ou não filtradas.

Quais os mecanismos de transporte na reabsorção tubular?

  • Os mecanismos de transporte na reabsorção tubular podem ser ativos ou passivos, dependendo da necessidade de utilizar energia celular para a sua realização. O sódio, a glicose, os fosfatos e os aminoácidos estão entre as substâncias cujo transporte é feito com utilização de energia celular, transporte ativo, enquanto o

Qual o ponto-chave da reabsorção tubular?

  • O ponto-chave na reabsorção tubular é a reabsorção de sódio, já que outras substâncias são transportadas acopladas a ele por via transcelular, e também porque se estabelecem gradientes que vão determinar a reabsorção de água e íons pela via paracelular. Veremos, a seguir, como isso se dá, passo a passo.

Como se dá a reabsorção do lúmen tubular?

  • A reabsorção se dá, então, do lúmen tubular para o capilar sanguíneo, através da célula tubular (transcelular) ou das junções oclusivas (tight junctions) entre duas células tubulares (paracelular).

Postagens relacionadas: