adplus-dvertising

O que é fase lútea média?

Índice

O que é fase lútea média?

O que é fase lútea média?

A fase lútea é a terceira etapa do ciclo menstrual da mulher, que começa logo após a ovulação e vai até o dia anterior da próxima menstruação. O desenvolvimento dessa fase varia se o óvulo for fecundado ou não. Dessa forma, se a mulher não engravidar, a etapa caracteriza-se pela síndrome pré-menstrual.

Quando deve ser feito o teste de fase lútea?

  • O teste deve ser feito após os dias corriqueiros de fase lútea. Porém, como nem todas as mulheres sabem exatamente de quantos dias é a sua fase lútea, vale ressaltar que o teste deve apenas ser feito após, pelo menos, cinco dias de atraso menstrual. Se acontecer a nidação, a fase lútea passa a ser uma fase inicial de gravidez.

Por que a fase lútea é importante para a gravidez?

  • Antes, o que era um folículo que abrigava o óvulo, agora se torna um importante responsável pela manutenção de uma possível gravidez. A fase lútea leva o nome do seu protagonista: o corpo lúteo. Assim que o folículo libera o óvulo, esse mesmo “casulo” se enche de sangue para ajudar na produção de progesterona.

Qual a probabilidade de engravidar na fase lútea?

  • Já nas mulheres que possuem uma fase lútea que excede os 16 dias, os níveis de progesterona impedem a menstruação. Qual a chance de engravidar na fase lútea? Como a fase lútea é a última fase do ciclo menstrual, o nível de progesterona aumenta e sinaliza ao corpo da mulher que os ovários não devem mais liberar óvulos.

Por que o lúteo continua a desenvolver-se após a ovulação?

  • Depois da ovulação, o corpo lúteo continua a desenvolver-se devido a estímulos hormonais, principalmente dos hormônios LH e FSH, e libera estrogênio e progesterona, principalmente, em grandes quantidades, que é o hormônio responsável pela manutenção das condições do endométrio para uma possível gravidez.

Postagens relacionadas: