Qual é a função da cadeia respiratória?
Índice
- Qual é a função da cadeia respiratória?
- O que acontece na cadeia transportadora de elétrons?
- Qual a finalidade dos citocromos presentes na cadeia respiratória?
- Quais são as substâncias que podem inibir o funcionamento da cadeia transportadora de elétrons e quais problemas Essas inibições podem acarretar?
- Quais são as moléculas que fazem parte da cadeia respiratória?
- Será que o oxigênio estará no fim da cadeia respiratória?
- Como é feito o fluxo de elétrons na cadeia respiratória?
- Quais as moléculas de ATP que iniciam a cadeia respiratória?

Qual é a função da cadeia respiratória?
Cadeia respiratória é a etapa da respiração celular que ocorre no interior das mitocôndrias, precisamente em sua membrana interna pregueada. ... Os eletros resultantes da cadeia respiratória são captados por moléculas de oxigênio, funcionando como aceptores finais de elétrons, produzindo água.
O que acontece na cadeia transportadora de elétrons?
Na cadeia de transporte de elétrons, os elétrons passam de uma molécula para outra, e a energia liberada durante essa transferência é usada para formar um gradiente eletroquímico. Na quimiosmose, a energia armazenada no gradiente é usada para formar ATP.
Qual a finalidade dos citocromos presentes na cadeia respiratória?
As proteínas responsáveis por transferir os elétrons são chamadas de citocromos. Os elétrons, ao passarem pela cadeia respiratória, perdem energia e, no final, combinam-se com o gás oxigênio, formando água na reação final.
Quais são as substâncias que podem inibir o funcionamento da cadeia transportadora de elétrons e quais problemas Essas inibições podem acarretar?
A antimicina e o Dimercaprol inibem a cadeia respiratória impedindo o fluxo de elétrons entre os citocromos “b” e “c”. A Antimicina é um antibiótico produzido pelo fungo Streptomyces griseus, e inibe especificamente a enzima redutase do UQ-citocromo c, impedindo o conseqüente fluxo de elétrons.
Quais são as moléculas que fazem parte da cadeia respiratória?
- As moléculas de NAD, de FAD e de citocromos que participam da cadeia respiratória captam hidrogênios e os transferem, através de reações que liberam energia, para um aceptor seguinte. Os aceptores de hidrogênio que fazem parte da cadeia respiratória estão dispostos em sequência na parede interna da mitocôndria.
Será que o oxigênio estará no fim da cadeia respiratória?
- O oxigênio estará no fim da cadeia respiratória, recebendo os elétrons que passaram pelas proteínas. Assim, o oxigênio ficará instável e reagirá com íons H+, formando moléculas de água.
Como é feito o fluxo de elétrons na cadeia respiratória?
- Dessa forma, temos que o fluxo de elétrons na cadeia respiratória é realizado por intermédio de um espectro redox do NAD+/NADH para O2/H2O, passando por três grandes complexos proteicos.
Quais as moléculas de ATP que iniciam a cadeia respiratória?
- Cada molécula de NADH 2 que inicia a cadeia respiratória leva à formação de três moléculas de ATP a partir de três moléculas de ADP e três grupos fosfatos como pode ser visto na equação a seguir: 1 NADH 2 + ½ O 2 + 3 ADP + 3P 1 H 2 O + 3 ATP + 1 NAD. Já a FADH 2 formado no ciclo de Krebs leva à formação de apenas 2 ATP.