O que é DPOC e os sintomas?
Índice
- O que é DPOC e os sintomas?
- O que a DPOC pode causar?
- Como é a morte por DPOC?
- Como identificar a DPOC?
- Quais os sintomas mais frequentes na DPOC?
- O que é DPOC grave?
- Quais são os sintomas da DPOC?
- Quais são as características da DPOC?
- Quais as principais manifestações da DPOC?
- Quando a pessoa começa a desenvolver a DPOC?

O que é DPOC e os sintomas?
Tosse crônica e falta de ar, que piora com o esforço físico, são os principais sintomas da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que afeta principalmente pessoas que foram expostas a partículas e gases nocivos, especialmente fumaça de cigarro.
O que a DPOC pode causar?
As complicações que a DPOC pode causar são infecções respiratórias frequentes, incluindo resfriados comuns, gripe ou pneumonia, mas também hipertensão pulmonar, doenças cardíacas ou câncer de pulmão.
Como é a morte por DPOC?
Verificou-se que, em geral, o diagnóstico de DPOC aumentou o risco de morte súbita cardíaca em 34 por cento. Depois de cinco anos de vida com DPOC, o risco de morte súbita cardíaca torna-se mais de três vezes maior para as pessoas que sofrem de crises de sintomas frequentes da DPOC, tais como falta de ar e tosse.
Como identificar a DPOC?
De forma geral, os sinais mais comuns de DPOC são:
- Falta de ar ou dificuldade para respirar.
- Tosse persistente.
- Presença de muco.
- Chiado no peito.
- Falta de energia.
Quais os sintomas mais frequentes na DPOC?
Quais são os sintomas da DPOC?
- Dificuldade para respirar;
- Falta de ar;
- Tosse;
- Presença de catarro.
O que é DPOC grave?
A doença pulmonar obstrutiva crônica, ou DPOC, é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. A doença se instala depois que há um quadro persistente de bronquite ou enfisema pulmonar.
Quais são os sintomas da DPOC?
- O enfisema (alargamento de espaços de ar por destruição do tecido pulmonar) é uma das alterações estruturais do pulmão que podem estar presentes na DPOC. Os principais sintomas de DPOC são: falta de ar, em geral persistente e que piora com esforço físico; e tosse crônica, com ou sem expectoração.
Quais são as características da DPOC?
- Uma das características da DPOC são as exacerbações ou agudizações. Esses períodos podem ser definidos como um momento em que há piora repentina dos sintomas, fazendo com que o paciente sofra subitamente de aumento de tosse, aumento na quantidade de escarro e uma falta de ar ainda pior do que a habitual.
Quais as principais manifestações da DPOC?
- Uma das principais manifestações da DPOC é o folêgo baixo. Atividades comuns e tranquilas, como subir uma escada, podem fazer com que o paciente já fique ofegante. Isso ocorre porque os pulmões estão produzindo mais muco e os bronquíolos, por estarem inflamados, ficam mais estreitos, dificultando a passagem de ar.
Quando a pessoa começa a desenvolver a DPOC?
- A DPOC leva anos para se desenvolver e progredir. Em pessoas com DPOC, uma leve tosse com expectoração de escarro claro se desenvolve quando a pessoa chega aos 40 ou 50 anos. A tosse e a expectoração de escarro são geralmente piores logo quando a pessoa levanta da cama pela manhã.