O que ocorre durante a diástole ventricular?
Índice
- O que ocorre durante a diástole ventricular?
- O que significa período de contração Isovolúmica?
- O que ocorre na fase de contração Isovolumétrica do coração?
- Quais as características da fase de preenchimento passivo?
- Quando ocorre a sístole ventricular?
- O que é e como ocorre o processo de diástole é sístole?
- Qual o período de pressão do ventrículo?
- Qual a fase de contração do ventrículo?
- Como ocorre a ejeção ventricular?
- Qual a diferença entre ventrículo e aorta?

O que ocorre durante a diástole ventricular?
É o período que corresponde ao relaxamento ventricular, ou seja, ao enchimento do ventrículo. Inicia-se com o fechamento das válvulas semilunares (mitral e tricúspide) e termina com a contração atrial. Neste período, o sangue flui do átrio para o ventrículo.
O que significa período de contração Isovolúmica?
Contração isovolumétrica: é o momento inicial da contração ventricular, resultando no aumento da pressão atrial e no fechamento das válvulas atrioventriculares. O volume ventricular é constante nesta fase pois as válvulas semilunares ainda estão fechadas.
O que ocorre na fase de contração Isovolumétrica do coração?
Contração isovolumétrica ou isométrica Logo após o início da contração ventricular, ocorre o aumento da pressão ventricular e as valvas atrioventriculares se fecham.
Quais as características da fase de preenchimento passivo?
Ocorre quando o átrio termina seu enchimento e então a pressão atrial é muito maior do que a pressão ventricular. Sendo assim, por gradiente de pressão as válvulas atrioventriculares se abrem e o sangue entra rapidamente nos ventrículos, ocorrendo então um enchimento passivo.
Quando ocorre a sístole ventricular?
A cada batimento cardíaco, as aurículas contraem-se primeiro, impulsionando o sangue para os ventrículos, o que corresponde à sístole atrial (ou auricular). Os ventrículos contraem-se posteriormente, bombeando o sangue para fora do coração, para as artérias, o que corresponde à sístole ventricular.
O que é e como ocorre o processo de diástole é sístole?
A contração ventricular é conhecida como sístole e nela ocorre o esvaziamento dos ventrículos. O relaxamento ventricular é conhecido como diástole e é nessa fase que os ventrículos recebem sangue dos átrios.
Qual o período de pressão do ventrículo?
- Neste período, o sangue flui do átrio para o ventrículo. A pressão cai a níveis inferiores a 5 mm Hg, sendo que ao final da fase, a pressão tem uma discreta elevação devido ao sangue proveniente da contração atrial. Este período se divide nas seguintes fases:
Qual a fase de contração do ventrículo?
- Entre o ventrículo direito e o tronco da artéria pulmonar, fica a valva pulmonar. Como dito acima, a sístole é o período em que as câmaras cardíacas se contraem ejetando o sangue. Já a diástole é a fase de dilatação das câmaras ao receber o sangue. Fase de Contração Isovolumétrica. O ventrículo está cheio de sangue e começa a contrair-se.
Como ocorre a ejeção ventricular?
- Ejeção ventricular. Ao contrário da sístole atrial, durante a ejeção ventricular as valvas semilunares são abertas, e as valvas atrioventriculares permanecem fechadas. Isso ocorre porque a pressão nos ventrículos excede a pressão nos troncos arteriais e as valvas são abertas forçadamente.
Qual a diferença entre ventrículo e aorta?
- Deste modo, a diferença de pressões entre ventrículo e aorta é cada vez menor, saindo o sangue do ventrículo a cada vez com menor velocidade. É necessário ressaltar que, nesse momento, há uma quantidade de sangue que permanece dentro dos ventrículos para que não haja colabamento das suas paredes, o chamado volume sistólico final.