O que é amenorreia e quais os sintomas?
Índice
- O que é amenorreia e quais os sintomas?
- Quais doença causa amenorreia?
- Quais as principais causas de amenorreia?
- Quem tem amenorréia pode ter filhos?
- Quais os sintomas de não menstruar?
- Quem tem amenorreia pode ter filhos?
- Como diagnosticar amenorreia?
- O que é amenorreia é grave?
- Quais as complicações da amenorreia?
- Qual o medicamento mais indicado para a amenorreia?
- Como Prevenir a amenorreia?
- Qual é a amenorreia primária?

O que é amenorreia e quais os sintomas?
A amenorreia é a ausência da menstruação que pode ser de dois tipos: a primária é caracterizada pela falta de sangramento até os 14 ou 16 anos a depender da presença ou não de outras características sexuais como pelos pubianos, broto mamário e etc.
Quais doença causa amenorreia?
Principais causas
- Menopausa precoce;
- Síndrome dos ovários policísticos;
- Alterações da tireoide, como hipo ou hipertireoidismo;
- Excesso do hormônio prolactina ou testosterona;
- Alterações cerebrais, como desregulação ou tumor na hipófise;
- Ausência de útero ou ovários;
- Alterações na estrutura da vagina;
Quais as principais causas de amenorreia?
As causas mais comuns de amenorreia primária são a disgenesia gonadal, as anomalias anatômicas dos órgãos genitais femininos, isto é, ausência de vagina e útero, amenorreia hipotalâmica e puberdade tardia constitucional.
Quem tem amenorréia pode ter filhos?
Sim, quem tem amenorreia pode engravidar, dependendo da causa da ausência de menstruação. Em algumas situações específicas a mulher pode estar ovulando e não menstruar, como acontece na amenorreia primária causada por hímen imperfurado ou na amenorreia secundária, durante o período pós-parto.
Quais os sintomas de não menstruar?
Não espere ficar com enjoos, seios aumentados, desejos alimentares, dor abdominal ou aumento de volume urinário antes de estar sem menstruar. O atraso menstrual, habitualmente, surge com 3 ou 4 semanas de gravidez, enquanto os outros sintomas costumam surgir somente depois da 4ª ou 5ª semana.
Quem tem amenorreia pode ter filhos?
Sim, quem tem amenorreia pode engravidar, dependendo da causa da ausência de menstruação. Em algumas situações específicas a mulher pode estar ovulando e não menstruar, como acontece na amenorreia primária causada por hímen imperfurado ou na amenorreia secundária, durante o período pós-parto.
Como diagnosticar amenorreia?
Um teste de gravidez (ß – hCG) é o primeiro passo na avaliação laboratorial da paciente com amenorréia 9 (D). Depois de descartada a gestação, solicita-se a dosagem de prolactina 6 (C) e realiza-se o teste de progestogênio. A secreção de prolactina pode ser transitoriamente elevada pelo estresse ou pela alimentação.
O que é amenorreia é grave?
A ausência de menstruação por três ou mais ciclos consecutivos configura a Amenorreia. Apesar de não ser doença, é um sintoma que pode indicar outros problemas de saúde.
Quais as complicações da amenorreia?
- As complicações da amenorreia podem incluir: 1 Infertilidade: se não há ovulação ou períodos menstruação, não há possibilidade de gravidez natural 2 Osteoporose: se a amenorreia é causada por baixos níveis de estrogênio, você também pode estar em risco de osteoporose. More ...
Qual o medicamento mais indicado para a amenorreia?
- Por isso, somente um especialista capacitado pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Os medicamentos mais comuns no tratamento de amenorreia são: Acetoflux. Dostinex. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique.
Como Prevenir a amenorreia?
- Nem sempre a amenorreia pode ser prevenida. No entanto, mudanças de estilo de vida, como manter uma dieta equilibrada e prestar atenção na quantidade de exercícios, além de combater a ansiedade e o estresse, podem prevenir episódios de amenorreia.
Qual é a amenorreia primária?
- Amenorreia primária é a ausência de menstruação aos 15 anos de idade em pacientes com crescimento e características sexuais secundárias normais. Se as pacientes não tiveram períodos menstruais aos 13 anos de idade e não têm sinais de puberdade (p. ex., qualquer tipo de desenvolvimento das mamas), deve-se avaliá-las para amenorreia primária.