Qual a diferença entre a cerâmica marajoara e a Tapajônica?
Índice
- Qual a diferença entre a cerâmica marajoara e a Tapajônica?
- O que é a cerâmica marajoara?
- São características da cerâmica marajoara?
- O que é Ananatuba?
- Que objetos os marajoaras costumavam produzir em cerâmica?
- O que foi produzido na cerâmica tapajônica?
- Porque a cerâmica marajoara e Tapajós se destacaram explique?
- Como é a cerâmica dos Tapajós?
- Qual a origem da cerâmica do Marajó?
- Quando chegaram as cerâmicas da ilha de Marajó?
- Quais são os artefatos do Marajó?
- Como é feito o barro de Marajó?
Qual a diferença entre a cerâmica marajoara e a Tapajônica?
A Arte Marajoara tem fundamental importância para nosso cenário, visto que é a primeira representação artística de nossos povos nativos de que se tem registro. ... A principal diferença é que não encontramos urnas funerárias na Arte Tapajônica.
O que é a cerâmica marajoara?
A arte marajoara representa a produção artística, sobretudo em cerâmica, dos habitantes da Ilha de Marajó, no Pará, considerada a mais antiga arte cerâmica do Brasil e uma das mais antigas das Américas.
São características da cerâmica marajoara?
A cerâmica marajoara é geralmente caracterizada pelo uso de pintura vermelha ou preta sobre fundo branco. ... Entre os motivos de decoração mais comuns encontrados nesta cerâmica estão animais da fauna amazônica, como serpentes e macacos, a figura humana e figuras antropozoomórficas.
O que é Ananatuba?
Ananatuba: Parte central da Ilha de Marajó, estendendo-se a sudeste do lago Arari no Rio Camará. A cerâmica desta fase tem como características as incisões, hachurado e engobo vermelho. Traços com efeito de sombreado.
Que objetos os marajoaras costumavam produzir em cerâmica?
Vários utensílios com formas utilitárias são objetos cerâmicos com elaborada decoração que costumavam ser usados em funerais e em ritos de passagem pela sociedade Marajoara. Pratos, tigelas e vasos têm seu uso associado ao preparo dos alimentos, e para servi-los durante cerimônias.
O que foi produzido na cerâmica tapajônica?
Artesanato brasileiro produzido pelos índios Tapajós Vasos, urnas funerárias e esculturas de barro são os principais artesanatos cerâmicos dos índios Tapajós. ... Através dela é possível deduzir que tanto o homem quanto a fauna amazônica sejam foco da arte e das cerâmicas ornamentadas.
Porque a cerâmica marajoara e Tapajós se destacaram explique?
A arte marajoara é uma das culturas dos povos amazônicos com alto grau de desenvolvimento na fabricação e na decoração de artefatos de cerâmica. ... Destacam-se os povos Marajoaras e Tapajós, exímios horticultores de floresta tropical, que constroem aterros artificiais para erguer suas casas.
Como é a cerâmica dos Tapajós?
A beleza da cerâmica tapajônica lembra o estilo barroco e a antiga arte chinesa, devido aos detalhes de suas peças zoomorfas de feições ornamentais muito análogas. A maioria das peças da cerâmica de Santarém foi encontrada em zonas de terra preta ou nas áreas conhecidas como bolsões.
Qual a origem da cerâmica do Marajó?
- Diversas hipóteses surgiram indicando possíveis origens da cerâmica da ilha do Marajó.Uma delas, é a de que as fases arqueologicas da ilha do Marajó foram cinco, correspondendo, cada uma, a diferentes culturas instaladas na região e a diferentes níveis de ocupação.
Quando chegaram as cerâmicas da ilha de Marajó?
- Durante muito tempo as cerâmicas da Ilha de Marajó (PA) despertaram grande curiosidade entre os arqueólogos e os etnólogos. Os achados mais antigos revelaram que os primeiros habitantes da região ali chegaram por volta de 1500 a.C. e que conheciam uma cerâmica ornamental, porém simples.
Quais são os artefatos do Marajó?
- Quando os indivíduos morreram, a carne foi retirada de seus ossos e os restos mortais foram colocados nas urnas, que foram, em seguida, cobertas com uma tigela ou prato. As pessoas no Marajó produziram artefatos muito diversos: vasos de cerâmica, urnas, potes, frascos, copos, tigelas]
Como é feito o barro de Marajó?
- O barro é modelado manualmente com a técnica das cobrinhas (roletes), sem o uso do torno de oleiro. Os índios de Marajó faziam peças utilitárias e decorativas.