O que é o que é esteatose hepática?

O que é o que é esteatose hepática?
A Esteatose hepática, popularmente conhecida como “Gordura no Fígado”, é um problema de saúde que acontece quando as células do fígado são infiltradas por células de gordura. Sem sintomas claros, já atinge 30% da população brasileira.
É possível reverter a esteatose hepática?
Felizmente, a gordura no fígado (esteatose hepática) pode ser revertida, principalmente quando o quadro está em estágio inicial. Porém, não existe um tratamento específico para o fígado com excesso de gordura.
Qual a prevalência da esteatose hepática?
- A esteatose hepática é a doença crônica do fígado mais comum no mundo, acometendo cerca de 25 a 35% da população. Entre os pacientes obesos, a prevalência chega a ser de 80% e entre os consumidores pesados de álcool a taxa beira os 100%. Ter gordura no fígado é normal.
Como controlar a esteatose hepática?
- Geralmente, a medida mais eficaz para controlar esteatose hepática é emagrecer, sendo que reduzir 7% do peso corporal já pode trazer bons resultados. Para isso deve-se ter uma dieta hipocalórica, evitar frituras , gorduras e doces e aumentar a ingestão de frutas, legumes, verduras e carnes magras.
Qual é a principal causa de esteato-hepatite?
- O consumo frequente de bebidas alcoólicas é a principal causa de esteatose e esteato-hepatite. Estima-se que sejam necessários cerca de 40 gramas de álcool por dia (3-4 copos de cerveja ou 3-4 taças de vinho), por pelo menos 10 anos, para que o paciente esteja sob elevado risco de desenvolver esteato-hepatite alcoólica.
Quais são os sintomas da esteatose?
- Normalmente durante os primeiros estágios da doença não existe qualquer tipo de sintoma e, por isso, a esteatose é muitas vezes descoberta acidentalmente através de exames para diagnosticar outras doenças.