O que ocorre na cadeia transportadora de elétrons?
Índice
- O que ocorre na cadeia transportadora de elétrons?
- Quais são os componentes que formam a cadeia transportadora de elétrons?
- Qual o sentido do transporte de elétrons na CTE?
- Como ocorre a síntese de ATP na cadeia transportadora de elétrons?
- Como e onde ocorre o transporte de elétrons no cloroplasto?
- Qual efeito do salicilato sobre o fluxo da cadeia transportadora de elétrons e sobre o consumo de o2?
- Quais os componentes da membrana mitocondrial interna MMI e da matriz mitocondrial participam do processo de fosforilação oxidativa e da cadeia de transporte de elétrons?
- Qual é a corrente de transporte de elétrons?
- Como o oxigênio fica no final da cadeia de elétrons?
- Quais são as formas de transferência de elétrons?
- Quais são as doadoras de elétrons?

O que ocorre na cadeia transportadora de elétrons?
Na cadeia de transporte de elétrons, os elétrons passam de uma molécula para outra, e a energia liberada durante essa transferência é usada para formar um gradiente eletroquímico. Na quimiosmose, a energia armazenada no gradiente é usada para formar ATP. E qual será o papel do oxigênio neste contexto?
Quais são os componentes que formam a cadeia transportadora de elétrons?
- Os complexos que constituem a cadeia de.
- transferência de elétrons nas mitocôndrias são.
- constituídos por proteínas e moléculas.
- transportadoras de elétrons (quinonas, FAD, FMN,
- citocromos, proteínas ferro-enxofre)
Qual o sentido do transporte de elétrons na CTE?
Na CTE estes elétrons serão entregues ao oxigênio. A energia livre disponibolizada pelo fluxo de elétrons criado é acoplada ao transporte contracorrente de protóns através da membrana interna da mitocôndria (impermeável a estes prótons), conservando parte desta energia como potencial eletroquímico transmembrana.
Como ocorre a síntese de ATP na cadeia transportadora de elétrons?
A síntese de ATP resultante do transporte de elétrons, ocorre em virtude da energia livre liberada durante o fluxo de prótons que ocorre entre os complexos transportadores de elétrons e prótons que comunicam a matriz mitocondrial e o espaço intermembrana.
Como e onde ocorre o transporte de elétrons no cloroplasto?
Os elétrons liberados percorrem uma espécie de caminho formado por proteínas especiais que ficam presas na membrana dos tilacóides: a chamada cadeia de transporte de elétrons.
Qual efeito do salicilato sobre o fluxo da cadeia transportadora de elétrons e sobre o consumo de o2?
O salicilato estimula o metabolismo dos músculos esqueléticos, o que provoca um aumento no consumo de oxigênio e na produção de CO2.
Quais os componentes da membrana mitocondrial interna MMI e da matriz mitocondrial participam do processo de fosforilação oxidativa e da cadeia de transporte de elétrons?
MMI (membrana mitocondrial interna): pregueada (cristas), impermeável à maioria dos íons e moléculas pequenas, tais como NADH, ATP, coenzimas, fosfato e prótons. ... Ela também contém componentes da fosforilação oxidativa, processo pelo qual coenzimas nucleotídeos reduzidas são oxidadas e o ATP é sintetizado.
Qual é a corrente de transporte de elétrons?
- A corrente de transporte de elétrons forma um gradiente de prótons através da membrana mitocondrial interna, que leva à síntese do ATP via osmose química.
Como o oxigênio fica no final da cadeia de elétrons?
- O oxigênio fica no final da cadeia de transporte de elétrons, onde ele aceita elétrons e prótons para formar água. Se o oxigênio não estiver lá para aceitar elétrons (por exemplo, se a pessoas não estiver respirando oxigênio suficiente), o ATP não será produzido pela quimiosmose.
Quais são as formas de transferência de elétrons?
- A transferência pode se dar de três formas: Direta, como átomo de hidrogênio (H + + 1elétron), ou como íon hidreto - H - (H + + 2 elétrons). O NADH+ e o FADH 2 transportam os elétrons de diferentes vias até a CTE, onde os doam.
Quais são as doadoras de elétrons?
- -Proteína Fe-S - são boas doadoras de elétrons, e transferem apenas um. A entrega não é direta, passando por FMN (Flavina MonoNucleotídeo), que entrega os elétrons à Fe-S ao qual está associada, e só então estes são entregues à UQ.