Quando ocorre a hiperpolarização?
Índice
- Quando ocorre a hiperpolarização?
- O que deve acontecer para que um potencial de ação se inicie na zona de gatilho?
- Quando ocorre a despolarização e hiperpolarização?
- Como a hiperpolarização aumenta o potencial de membrana?
- Quando ocorre a hipopolarização?
- Por que a abertura de canais pode causar hiperpolarização?

Quando ocorre a hiperpolarização?
Hiperpolarização é quando o potencial de membrana se torna mais negativo em um determinado ponto da membrana do neurônio, enquanto despolarização é quando o potencial de membrana se torna menos negativo (mais positivo).
O que deve acontecer para que um potencial de ação se inicie na zona de gatilho?
Na Zona de Integração e Disparo (ZID) existe caracteristicamente uma concentração maior de canais voltagem-dependentes de Na+. Então, quando o potencial graduado chega a essa região, os canais são ativados facilmente e um potencial enorme é gerado, o potencial de ação.
Quando ocorre a despolarização e hiperpolarização?
- Despolarização e hiperpolarização ocorrem quando canais de íons da membrana se abrem ou se fecham, alterando a capacidade de um íon em particular entrar ou sair da célula.
Como a hiperpolarização aumenta o potencial de membrana?
- Hiperpolarização: A hiperpolarização torna o interior da membrana celular mais carregado negativamente e o exterior da membrana mais positivamente carregado quando comparado com o potencial da membrana em repouso. Despolarização: A despolarização diminui o potencial de membrana. Hiperpolarização: A hiperpolarização aumenta o potencial de membrana.
Quando ocorre a hipopolarização?
- Hiperpolarização (saída do excesso de potássio) Quando uma célula recebe um estímulo inibitório, ocorre a saída do íon potássio (K+) e a entrada do íon cloro (Cl-), tornando o meio interno da célula mais negativo e o meio externo mais positivo, inibindo a propagação do potencial de ação.
Por que a abertura de canais pode causar hiperpolarização?
- Por exemplo: A abertura de canais que permitem a saída de íons positivos da célula (ou que permitem a entrada de íons negativos) podem causar a hiperpolarização. Exemplo: a abertura de canais que permitem que saia da célula ou que permitem a entrada de na célula.