O que ocorre em uma explosão?
Índice
- O que ocorre em uma explosão?
- Quais são as fases da explosão?
- O que é necessário para uma explosão?
- Qual a temperatura de uma explosão?
- Quais são as 3 condições para que haja uma reação explosiva?
- Qual o mecanismo de lesão que uma explosão causa?
- Quais as condições necessárias para que uma combustão origina uma explosão?
- Como calcular a energia de uma explosão?
- Quais são as consequências de uma explosão?
- Quais são os efeitos das explosões?
- Como ficar no meio de uma explosão?
- Qual a força necessária para uma explosão?

O que ocorre em uma explosão?
A explosão inicia-se quando um estímulo exterior provoca um aumento de energia cinética no explosivo, levando à quebra das ligações das moléculas afetadas, provocando a sua decomposição e consequente libertação de energia, propagando o efeito às moléculas adjacentes, provocando o efeito de ''Reação em Cadeia''.
Quais são as fases da explosão?
Eventos de alta energia nos quais um líquido ou sólido é rapidamente convertido em gás podem ocorrer em 3 etapas: Deflagração: queima rápida, com rajada mínima. Explosão: ignição subsônica e rajada de vento (explosivo de baixo grau) Detonação: ignição supersônica e onda de explosão (explosivo de alto grau)
O que é necessário para uma explosão?
Os seguintes fatores devem estar presentes simultaneamente para que uma explosão ocorra:
- Um material inflamável no processo de produção ou nos entornos.
- Oxigênio (ar)
- Fonte de ignição.
- Uma proporção especial entre o oxigênio e o material inflamável.
Qual a temperatura de uma explosão?
A explosão provocou um calor de cerca de 5,5 milhões de graus Celsius, similar à temperatura do Sol.
Quais são as 3 condições para que haja uma reação explosiva?
As condições para a ocorrência de reações químicas são: contato entre os reagentes, afinidade química, colisões favoráveis e adquirir a energia de ativação.
Qual o mecanismo de lesão que uma explosão causa?
A onda de choque supersônica nas lesões primárias por explosão comprime os espaços contendo ar que então se reexpandem rapidamente, causando forças de corte e laceração que podem danificar os tecidos e perfurar órgãos. O sangue é forçado a sair da vasculatura e entrar nos espaços com ar e tecido circundante.
Quais as condições necessárias para que uma combustão origina uma explosão?
1- Calor; 2- Presença de um combustível; 3- Presença de um comburente.
Como calcular a energia de uma explosão?
A superfície de uma esfera é A = 4πr ^ 2. Isto é relevante porque quando ocorre uma explosão, a energia da dita explosão irradia para fora como uma esfera. A intensidade da referida explosão a uma distância de r é I = P / 4πr ^ 2, onde I = Joules de energia.
Quais são as consequências de uma explosão?
- Em uma explosão com uma sobrepressão máxima de 10 psi, com os ventos de quase 500 km/h que ela produz, nem mesmo concreto reforçado conseguiria aguentar. E em sobrepressões acima de 20 psi, pode esquecer. Mesmo 15 psi provoca danos pulmonares graves, mas em 20 psi, as mortes são comuns.
Quais são os efeitos das explosões?
- Os efeitos das explosões dividem-se em: fisiológicos, térmicos e mecânicos. Os efeitos fisiológicos são os que afectam os indivíduos ao nível de olhos, tímpanos, pulmões, coração, etc. Os efeitos térmicos provêm do aumento de temperatura provocado pela libertação de energia.
Como ficar no meio de uma explosão?
- Então, se um dia você ficar no meio de uma explosão, não ande sem preocupações como um herói. Largue o que você estiver fazendo, coloque as mãos sobre suas orelhas, e corra o mais rápido possível na direção oposta.
Qual a força necessária para uma explosão?
- Mas, supondo que a explosão dê o mais certo possível, o corpo humano é bastante resistente, capaz de suportar uma quantidade surpreendente de força sem morte instantânea. Por exemplo, uma explosão relativamente pequena, como de uma bomba caseira, pode produzir uma sobrepressão de cerca de 1 psi e ventos de cerca de 65km/h.