Como funciona uma audiência de instrução e julgamento?
Índice
- Como funciona uma audiência de instrução e julgamento?
- Qual o objetivo da audiência de instrução e julgamento?
- Qual a diferença de audiência de instrução e julgamento?
- Quais são os atos preparatórios para a audiência de instrução e julgamento?
- Qual a regra geral para a audiência de instrução e julgamento?
- Como funciona a audiência de instrução?
- Quais são os procedimentos de audiência?
- Qual a finalidade da audiência de instrução e julgamento no Novo CPC?

Como funciona uma audiência de instrução e julgamento?
10 dicas para atuar numa audiência de instrução e julgamento
- Conhecer o caso e a matéria principal. ...
- Conhecer o advogado e a parte adversa. ...
- Verificar o rol de testemunhas antes da audiência. ...
- Faça anotações para a audiência. ...
- Mantenha controle emocional. ...
- Ouça atentamente e anote o que for preciso.
Qual o objetivo da audiência de instrução e julgamento?
Audiência de Instrução e Julgamento é um ato processual solene e serve, principalmente, para colheita da prova oral (depoimento de partes e/ou testemunhas). ... Na prática, esse tipo de audiência tem como objetivo esclarecer questões em que não há consenso entre as partes.
Qual a diferença de audiência de instrução e julgamento?
A audiência de instrução e julgamento é uma sessão pública e pode ser considerada a mais importante do processo, pois é quando as provas orais e os depoimentos das testemunhas acontecem. É neste momento que juiz tem o contato mais próximo com as partes e advogados do caso.
Quais são os atos preparatórios para a audiência de instrução e julgamento?
A finalidade de uma audiência de instrução e julgamento é a produção de prova oral para que o juiz solucione a lide. A prova oral consubstancia-se em depoimento pessoal, depoimento de testemunha e esclarecimentos do perito e dos assistentes técnicos.
Qual a regra geral para a audiência de instrução e julgamento?
- A regra geral é de que a audiência de instrução e julgamento seja resolvida em um ato, sem interrupções, conforme já previa o artigo 455 do CPC/73. Entretanto, houve uma alteração da norma para possibilitar, de forma excepcional, que ocorra em mais de uma ocasião.
Como funciona a audiência de instrução?
- Em observância ao regular fluxo processual, a audiência de instrução se inicia com o depoimento pessoal do reclamante para, em seguida, ser colhido o depoimento do empregador ou de seu representante. O objetivo das partes nesse momento é extrair confissões do depoente, visando uma decisão judicial favorável.
Quais são os procedimentos de audiência?
- A audiência, é o principal ato de um procedimento ordinário ou sumário e é neste momento que se faz a oitiva das testemunhas, seja de defesa ou seja de acusação; que o acusado é ouvido; e etc. Na esfera penal, existem três procedimentos, ou ritos, para o deslinde na apuração dos fatos criminosos. Ordinário.
Qual a finalidade da audiência de instrução e julgamento no Novo CPC?
- Tem sua forma e função delimitadas no Código de Processo Civil, Capítulo XI, do Título I, nos artigos 3. No texto de hoje abordo algumas questões inovadoras e/ou alteradas no que se refere à audiência de instrução e julgamento no Novo CPC. Para facilitar, deixei acima a definição do tema e capítulo em que está prevista.