O que são saraus literários?

O que são saraus literários?
Sarau é um evento cultural em que as pessoas se encontram para se manifestar artisticamente. Em geral, o evento envolve dança, poesia, leitura de poemas, histórias, música, teatro e artes plásticas.
O que significa saraus literários?
Oâmago da categoria Texto do concurso Nascente USP é o Sarau Literário. Trata-se da oportunidade oferecida a todos os inscritos de apresentar a sua produção escrita, independente de ser finalista. O evento propõe à plateia e aos alunos a experiência de fruição artística.
Qual a etimologia dos saraus?
- Justamente por ter esta etimologia, convencionou-se realizar os saraus durante o fim da tarde ou noite. Este tipo de evento era muito comum durante o século XIX, principalmente entre grupos de aristocratas e burgueses.
Quais são os tipos de sarau?
- Um sarau pode envolver dança, poesia, leitura de livros, música acústica e também outras formas de arte como pintura, teatro e comidas típicas. O sarau consiste em uma reunião festiva que ocorre à tarde ou no início da noite [1], apresentando concertos musicais, serestas, ...
Qual a origem da palavra Sarau?
- A palavra “sarau” origina-se do latim “seranus” que significa serão, ou seja, atividade que é realizada durante a noite. O saraus se caracterizam como eventos musicais ou literários que aconteciam em casas particulares de pessoas que se reuniam com o intuito de promover a integração social e cultural de um determinado grupo.
Por que os saraus marcaram a época do romantismo?
- Imortalizados no século XVIII, (eram na corte de Luiz XV o exemplo de classe e graça) os saraus marcaram a época do Romantismo no Brasil, por tornarem-se o espaço de encontros e exposição social, para além de ambientes de debates e de conhecimento das idéias abolicionistas e libertárias dos artistas.