adplus-dvertising

Quais são as estruturas responsáveis pelo crescimento secundário do caule?

Índice

Quais são as estruturas responsáveis pelo crescimento secundário do caule?

Quais são as estruturas responsáveis pelo crescimento secundário do caule?

Na maioria das plantas vasculares, o crescimento secundário é o resultado da actividade dos dois meristemas laterais, o câmbio cortical (ou felogénio) e o câmbio vascular. A partir dos meristemas laterais, o crescimento secundário aumenta a largura da raiz ou do caule da planta, ao invés de seu comprimento.

Como ocorre o crescimento do caule?

Os caules são estruturas aéreas da planta que crescem perpendiculares ao solo e são responsáveis por sustentar seus órgãos e fazer a condução da seiva. Todos os caules possuem um meristema apical, também chamado de gema apical, onde ocorre intensa proliferação celular, o que promove o crescimento do caule.

Como ocorre o crescimento secundário na raiz?

O crescimento secundário da raiz consiste na formação de tecidos vasculares a partir do câmbio vascular e da periderme, a partir do felogênio. As raízes da maioria das monocotiledôneas, geralmente, não apresentam crescimento secundário.

Quais tecidos são encontrados na raiz ao final do crescimento 1 e como eles estão organizados?

Estrutura primária Os três sistemas de tecidos da raiz no estágio primário de crescimento – a epiderme (sistema dérmico), o córtex (sistema fundamental) e os tecidos vasculares (sistema vascular) – podem ser facilmente distinguidos um do outro.

Em qual das estruturas do caule ocorre o alongamento que resulta no crescimento da planta?

As principais estruturas do caule são: gemas, zona de alongamento, nós e entrenós (Figura 1). As gemas são responsáveis por originar novos ramos, folhas e flores. Estão localizadas no ápice ou nas laterais dos ramos. A zona de alongamento é a região que ocorre o alongamento dos entrenós.

O que acontece durante o crescimento secundário do caule?

Crescimento das plantas com origem nos meristemas secundários ou laterais - câmbio vascular e felogénio - de raízes e caules, responsáveis pelo aumento da sua espessura. Os tecidos formados por este tipo de crescimento denominam-se tecidos secundários.

Quais as características internas do caule?

As duas principais funções do caule são suporte e condução. ... Os tecidos que compõem a estrutura primária do caule são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.

Onde ocorre o crescimento secundário das plantas?

Crescimento das plantas com origem nos meristemas secundários ou laterais - câmbio vascular e felogénio - de raízes e caules, responsáveis pelo aumento da sua espessura. Os tecidos formados por este tipo de crescimento denominam-se tecidos secundários.

Qual é o crescimento secundário da raiz?

  • Estrutura secundária da raiz. O crescimento em espessura da raiz pode ser chamado de crescimento secundário, para distingui-lo do crescimento em extensão. Em linhas gerais, durante o crescimento secundário desenvolvem-se cilindros de células meristemáticas que permitem o surgimento de novos tecidos radiculares.

Como se caracteriza o crescimento secundário?

  • O crescimento secundário caracteriza-se ainda pela presença de tecidos que facilitam a permeabilização destas estruturas evitando assim a perda de água.

Qual a diferença entre o crescimento primário e o secundário?

  • O crescimento primário aumenta o comprimento da planta enquanto o crescimento secundário aumenta o diâmetro da planta. A principal diferença entre o crescimento primário e o secundário é o tipo de tecido envolvido em cada crescimento e o tipo de crescimento.

Como ocorre o crescimento secundário em algumas espécies?

  • Ao contrário do crescimento primário que está frequentemente presente em todas as espécies, o crescimento secundário nem sempre surge durante o desenvolvimento de certas espécies, como por exemplo espécies herbáceas. No entanto, espécies de herbáceas como o tomateiro e a cenoura podem apresentar crescimento secundário.

Postagens relacionadas: