Porque quem faz Iodoterapia tem que ficar isolado?
Índice
- Porque quem faz Iodoterapia tem que ficar isolado?
- Como tirar o excesso de iodo do corpo?
- Quais os efeitos colaterais do iodo radioativo?
- Como fazer a radioterapia com iodo radioativo?
- Quando é indicado o iodo radioativo para tratar o hipertireoidismo?
- Como funciona o tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide?

Porque quem faz Iodoterapia tem que ficar isolado?
Iodoterapia e isolamento O paciente que recebe o 131 I deve se manter em isolamento, mantendo-se afastado de outros adultos, crianças e mulheres grávidas, para evitar que estas pessoas se exponham desnecessariamente à radiação.
Como tirar o excesso de iodo do corpo?
Tratamento do excesso de iodo As pessoas com excesso de iodo são aconselhadas a usar sal não iodado e a reduzir o consumo de alimentos que contêm iodo, tais como frutos do mar, algas, iogurte e leite.
Quais os efeitos colaterais do iodo radioativo?
- Possíveis efeitos colaterais. Alguns dos efeitos colaterais que o tratamento com o iodo radioativo podem provocar incluem náuseas, dor abdominal e inchaço e dor nas glândulas salivares. A longo prazo, o efeito do iodo radioativo pode provocar hipotireoidismo, sendo necessário uso de medicamentos para repor a falta de hormônios da tireoide.
Como fazer a radioterapia com iodo radioativo?
- A radioterapia com iodo pode ser feita apenas uma vez ou repetida a cada 3 meses até que não exista mais nenhum sinal de câncer de tireoide. Ao contrário do hipertireoidismo que usa doses relativamente baixas, um câncer de tireoide só é tratado com grandes doses de iodo radioativo.
Quando é indicado o iodo radioativo para tratar o hipertireoidismo?
- O iodo radioativo pode ser utilizado para tratar o hipertireoidismo, especialmente nas doenças de Graves ou Plummer, e costuma ser indicado quando o paciente não tem melhora com o uso de remédios, quando não pode utilizá-los por alergia ou quando é necessário um tratamento mais definitivo da doença, como pessoas que têm doenças ...
Como funciona o tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide?
- O tratamento com iodo radioativo no câncer da tireoide está indicado como forma de eliminar resquícios de células cancerígenas após a remoção da tireoide, diminuindo o risco de recidiva do câncer. Em alguns casos, também pode ser utilizado para ajudar a eliminar metástases, e os sintomas produzidos por elas.