Como saber o resultado de um julgamento virtual?
Índice
- Como saber o resultado de um julgamento virtual?
- O que vem depois do julgamento virtual?
- Como acessar julgamento virtual?
- Como assistir sessão de julgamento virtual?
- O que significa julgamento virtual iniciado no processo?
- Como acompanhar o julgamento virtual?
- Como funcionam os julgamentos virtuais?
- Qual a inconstitucionalidade do julgamento virtual?
- Quais são os julgamentos realizados no ambiente virtual?
- Por que não cabe recurso aos julgamentos virtuais?

Como saber o resultado de um julgamento virtual?
O julgamento será considerado concluído se, no horário previsto para encerramento da votação, forem computados pelo menos dez votos e alcançada a maioria simples. Para acessar informações sobre o julgamento virtual dos processos, clique na data da sessão desejada.
O que vem depois do julgamento virtual?
Realizada a publicação do despacho, segue-se para o Registro de Prazo do processo. Após ser registrado, o processo é encaminhado para a fila de Aguardando Prazo da Ciência de Julgamento Virtual, etapa em que o processo aguarda eventuais manifestações das partes que estejam em oposição ao Julgamento Virtual.
Como acessar julgamento virtual?
Para ter acesso à plataforma virtual, é necessário que o profissional digite o número do processo e seu nome, de modo a permitir a identificação pelo órgão julgador.
Como assistir sessão de julgamento virtual?
A participação na sessão de julgamento remota pode ser realizada de diversas formas, não necessitando da instalação da ferramenta para uso pelo computador ou laptop. Também é possível participar da sessão remota a partir de um celular, utilizando o aplicativo “Microsoft Teams”.
O que significa julgamento virtual iniciado no processo?
(a) a sessão de julgamento virtual ocorre totalmente de forma remota em um ambiente digital, com um prazo de duração em dias para que todos os integrantes do órgão julgador possam analisar todos os processos e apresentar seus votos (de forma expressa ou tácita).
Como acompanhar o julgamento virtual?
Para ter acesso à plataforma virtual, é necessário que o profissional digite o número do processo e seu nome, de modo a permitir a identificação pelo órgão julgador.
Como funcionam os julgamentos virtuais?
- O funcionamento dos julgamentos virtuais se dá através do acesso, pelos ministros, a um sistema onde o texto do voto do relator é inserido. Lido o voto, cada um concorda ou discorda, de forma silenciosa; com o apertar de um botão.
Qual a inconstitucionalidade do julgamento virtual?
- Mas sabe-se que a inconstitucionalidade que assombra a inovação. Desta forma, as regras do julgamento virtual incluem a previsão de que, desde que o advogado assim requeira expressamente, os embargos ou agravo voltem ao “julgamento real”.
Quais são os julgamentos realizados no ambiente virtual?
- E, nesse contexto, ganham cada vez mais importância os julgamentos realizados no ambiente eletrônico, especialmente no chamado Plenário Virtual. Embora pouco estudadas, a importância das decisões no ambiente virtual é crescente no STF. Na 2ª Turma, foram julgados em 2017 — decisão final — não menos do que 4.317 processos.
Por que não cabe recurso aos julgamentos virtuais?
- Desta forma, não há entrave aos julgamentos virtuais, visto que editada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a Emenda, nº 51, de 22 de junho de 2016, ocorrendo os julgamentos eletrônicos. Virtual ou presencial, sempre caberá recurso. Na Realidade esse tipo de julgamento virtual, não é novidade, existindo já há cerca de 7 (sete) anos.