adplus-dvertising

Quando retirar a bolsa de colostomia?

Índice

Quando retirar a bolsa de colostomia?

Quando retirar a bolsa de colostomia?

Existem ainda alguns tipos de bolsas de colostomia que têm 2 peças e que facilitam a remoção das fezes, pois a peça que segura a bolsa na pele permanece sempre colada, enquanto apenas a bolsa é retirada e substituída. Ainda assim, a peça que fica colada na pele deve ser substituída pelo menos a cada 2 ou 3 dias.

Como é feita a cirurgia de reversão de ileostomia?

A cirurgia para reversão de ostomia é relativamente simples e pode ser feita por via aberta, por meio de um corte único na barriga. Neste caso, outra opção para a cirurgia é por laparoscopia, aquela via em que uma câmera é introduzida na cavidade abdominal através de pequenos cortes na região abdominal.

Como funciona uma ileostomia?

Ileostomia é quando essa abertura cirúrgica é feita especificamente no intestino delgado. As fezes passam a ser coletadas por uma bolsa de ostomia (ou bolsa de ileostomia), que deve ser esvaziada várias vezes durante o dia.

Quais as complicações da colostomia?

  • As complicações da colostomia dependem de diversos fatores, como o local onde o estoma é feito na parede abdominal e da altura da colostomia. "Estomas planos trazem muitas complicações, em especial a dificuldade de se manter a bolsa aderida à pele e consequentes dermatites.

Como cuidar do pós-operatório da colostomia?

  • Cuidados no pós-operatório da colostomia. É de extrema importância manter a bolsa de colostomia sempre limpa e lavar seu interior com água. Além disso, deve-se trocar a base adesiva ou a bolsa quando houver infiltração do efluente fecal sob a placa de resina, ou quando esta estiver descolando.

Como usar a bolsa coletora no pós-operatório da colostomia?

  • A bolsa coletora é encaixada adequadamente do lado de fora do estoma para recolher as fezes do paciente. Ela possui uma trava de segurança e deve ser higienizada conforme necessário, geralmente a cada quatro horas, como recomenda o gastroenterologista Henrique Perobelli. Cuidados no pós-operatório da colostomia

Como fazer a cirurgia de reversão?

  • Mas, antes de fazer a reversão, o médico fará a avaliação de diversos fatores, como o bom funcionamento da musculatura anal e a cura da doença que levou à colostomia ou ileostomia. Se tudo estiver bem, o médico encaminha o paciente para a cirurgia de reversão, que restabelecerá o trajeto das fezes no corpo.

Postagens relacionadas: