O que sentimos quando lemos?
Índice
- O que sentimos quando lemos?
- Como se sente durante a leitura?
- Porque sentimos o que sentimos livro?
- Quais são os dois tipos de estratégias de leitura?
- Por que a leitura tem esse efeito?
- Qual a importância da leitura no processo de leitura?
- Como se deve pensar na história da leitura?
- Qual a importância da leitura em nossas vidas?

O que sentimos quando lemos?
Quando lemos, ativamos principalmente o hemisfério esquerdo do cérebro, que é o da linguagem e o mais dotado de capacidades analíticas na maioria das pessoas, mas são muitas outras áreas do cérebro de ambos os hemisférios que são ativadas e intervêm no processo.
Como se sente durante a leitura?
Quando lemos um livro, o cérebro é estimulado. A atenção visual, a imaginação, as emoções que ele nos causa, tudo isto provoca um exercício mental positivo que enriquece a nossa mente.
Porque sentimos o que sentimos livro?
Este livro, no entanto, é uma investigação sobre a medida em que somos ativos nas emoções, ou seja, sobre a medida em que escolhemos aquilo que sentimos. Mais precisamente, uma tentativa de compreensão tanto da intencionalidade constitutiva das emoções, quanto da afetividade constitutiva da intencionalidade.
Quais são os dois tipos de estratégias de leitura?
Duke e Pearson (2002) identificaram seis tipos de estratégias de leitura que as pesquisas realizadas têm sugerido como auxiliares no processo de compreensão, a saber: predição, pensar em voz alta, estrutura do texto, representação visual do texto, resumo e questionamento.
Por que a leitura tem esse efeito?
- E um estudo publicado na revista Psychology Today provou que a leitura tem esse exato efeito: aumentar nossa capacidade de sentir empatia. A razão é um pouco óbvia: quando estamos lendo, nos conectamos com a realidade de outro alguém (mesmo que seja fictício) e podemos entender o que é ser aquela outra pessoa.
Qual a importância da leitura no processo de leitura?
- A presente monografia apresenta aspectos relevantes para o entendimento do processo de leitura. A leitura não é apenas decodificar símbolos lingüísticos, mas sim, interpretar e compreender o sentido do texto.
Como se deve pensar na história da leitura?
- Mas antes de se observar esses processos e até mesmo as estratégias de leitura se faz necessário saber de onde e por que surgiu o conceito de leitura para os primeiros leitores da sociedade. Pensar na história da leitura é antes de tudo saber como tudo começou.
Qual a importância da leitura em nossas vidas?
- Se a sua resposta foi positiva, certamente você é uma pessoa com uma bagagem cultural considerável. Já sabemos a importância da leitura em nossas vidas, sabemos também que leitura é sinônimo de conhecimento e que o conhecimento pode nos ajudar a alcançar objetivos pessoais e profissionais.