Por que o teste da hemoglobina glicada é o mais confiável para dosagem de glicemia?
Índice
- Por que o teste da hemoglobina glicada é o mais confiável para dosagem de glicemia?
- Como a hemoglobina glicada é formada?
- Quais as metas de glicose plasmática e de hemoglobina glicada para um paciente diabético?
- O que significa hemoglobina glicada no exame de sangue?
- Qual é o exame para saber se tem diabetes?

Por que o teste da hemoglobina glicada é o mais confiável para dosagem de glicemia?
Atualmente, a hemoglobina glicada (HbA1c) é um dos métodos mais eficazes e utilizado neste controle, pois reflete o histórico glicêmico dos últimos três meses à coleta de sangue.
Como a hemoglobina glicada é formada?
Este tipo de hemoglobina é formada a partir de reações entre a hemoglobina e a glicose. Quanto maior a exposição da hemoglobina a concentrações elevadas de glicose no sangue, maior é a marcação da hemoglobina glicada.
Quais as metas de glicose plasmática e de hemoglobina glicada para um paciente diabético?
Em 2011, a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) reviu suas diretrizes sobre o tratamento do diabetes melito (DM) em adultos, adotando novas metas de tratamento, a saber: glicemia de jejum < 100 mg/dL, glicemias pré-prandiais < 110 mg/dL (sendo "toleráveis" valores até 130 mg/dL), glicemias pós-prandiais < 140 mg/dL ( ...
O que significa hemoglobina glicada no exame de sangue?
O exame de hemoglobina glicada, também conhecido como HbA1C ou A1C, é o principal exame indicado na hora de investigar a diabetes, por não necessitar de jejum. A hemoglobina é uma proteína localizada nos glóbulos vermelhos do sangue, responsável por transportar oxigênio aos tecidos.
Qual é o exame para saber se tem diabetes?
Além dos sintomas acima, existem exames de sangue que permitem o diagnóstico preciso e seguro do diabetes: glicemia em jejum, hemoglobina glicada e o teste de tolerância à glicose.