Como a cultura Ludica é produzida?
Índice
- Como a cultura Ludica é produzida?
- Como será que os jogos educativos surgiram?
- O que significa dizer que a brincadeira é uma experiência de cultura?
- Para que servem os jogos educativos?
- O que é cultura lúdica e como ela é produzida?
- Quais as atividades lúdicas?
- Quando os jogos foram criados?
- Como a história dos jogos revelam a vivência dos povos antigos?
- Qual a relação do brincar com a cultura?
- Qual a relação da cultura com o brincar?
- Por que a sociedade não dava atenção às crianças?
- Qual a preocupação com a formação moral da criança?
- Quando começou a socialização da criança?
- Qual a concepção de infância dos dias atuais?
Como a cultura Ludica é produzida?
A cultura lúdica é produzida pelo indivíduo que dela participa, vejamos segundo Brougére (2002, p. 26) como funciona: Pode-se dizer que é produzida por um duplo movimento interno e externo. A criança adquire, constrói sua cultura lúdica brincando.
Como será que os jogos educativos surgiram?
Os primeiros estudos ocidentais sobre o uso dos jogos para o aprimoramento da aprendizagem remontam à Grécia e a Roma antigas. ... Os chamados jogos didáticos só passaram a existir e a ser auxiliares do ensino efetivamente muito tempo depois, no século 18, com o resgate dos ideais humanistas.
O que significa dizer que a brincadeira é uma experiência de cultura?
Brincadeira é cultura e cria cultura A brincadeira é, em si mesma,um fenômeno da cultura, uma vez que reúne um conjunto de práticas, conhecimentos e artefatos construídos e compartilhados pelos sujeitos nos contextos históricos e sociais em que se inserem.
Para que servem os jogos educativos?
Os jogos educacionais facilitam e estimulam a aprendizagem através da interação, desenvolvendo capacidades cognitivas e a coordenação motora. A escola é um local em que a criança ou adolescente deve adquirir conhecimentos e habilidades.
O que é cultura lúdica e como ela é produzida?
A cultura lúdica compreende evidentemente estruturas de jogo que não se limitam às de jogos com regras. O conjunto das regras de jogo disponíveis para os participantes numa determinada sociedade compõe a cultura lúdica dessa sociedade e as regras que um indivíduo conhece compõem sua própria cultura lúdica.
Quais as atividades lúdicas?
Atividade lúdica é todo e qualquer movimento que tem como objetivo produzir prazer aquando de sua execução, ou seja, divertir o praticante. As atividades lúdicas abrangem "os jogos infantis, a recreação, as competições, as representações litúrgicas e teatrais, e os jogos de azar".
Quando os jogos foram criados?
Pesquisas realizadas revelam que o jogo surgiu no século XVI, e que os primeiros estudos foram em Roma e Grécia, com propósito de ensinar letras. Com o início do cristianismo, o interesse decresceu, pois tinham um propósito de uma educação disciplinadora, de memorização e de obediência.
Como a história dos jogos revelam a vivência dos povos antigos?
O jogo serviu de vínculo entre povos, é facilitador da comunicação entre seres humanos. ... Observa-se então que tanto Aristóteles (385-322 a.C.) quanto Platão (4 a.C) já percebiam o potencial presente no uso dos jogos, que instruem e também divertem, configurando-se numa atividade de crescimento pessoal e social.
Qual a relação do brincar com a cultura?
A brincadeira traduz valores, costumes e formas de pensar e, sendo uma atividade ligada ao contexto social e cultural, foi encarada de maneira muito variada nas diferentes sociedades em diferentes épocas. É, portanto, uma atividade que ocorre em todas as partes do mundo e em todos os tempos.
Qual a relação da cultura com o brincar?
Como prática humana, o brincar e o brinquedo são historicamente construídos pela cultura na qual a criança esta inserida. Portanto, a atividade lúdica organiza a relação da criança com o mundo que a cerca. Longe de ser passiva, essa relação constitui-se como reflexo da contradição presente no mundo social.
Por que a sociedade não dava atenção às crianças?
- Até o século XVII a sociedade não dava muita atenção às crianças. Devido às más condições sanitárias, a mortalidade infantil alcançava níveis alarmantes, por isso a criança era vista como um ser ao qual não se podia apegar, pois a qualquer momento ela poderia deixar de existir. Muitas não conseguiam ultrapassar a primeira infância.
Qual a preocupação com a formação moral da criança?
- Surge uma preocupação com a formação moral da criança e a igreja se encarrega em direcionar a aprendizagem, visando corrigir os desvios da criança, acreditava-se que ela era fruto do pecado, e deveria ser guiada para o caminho do bem.
Quando começou a socialização da criança?
- Segundo Áries, até o século XVII, a socialização da criança e a transmissão de valores e de conhecimentos não eram assegurados pelas famílias. A criança era afastada cedo de seus pais e passava a conviver com outros adultos, ajudando-os em suas tarefas. A partir daí, não se distinguia mais desses.
Qual a concepção de infância dos dias atuais?
- A concepção de infância dos dias atuais é bem diferente de alguns séculos atrás. É importante salientar que a visão que se tem da criança é algo historicamente construído, por isso é que se pode perceber os grandes contrastes em relação ao sentimento de infância no decorrer dos tempos.