Como é feito o descarte do plástico?
Índice
- Como é feito o descarte do plástico?
- Quais as consequências do descarte irresponsável do plástico?
- O que acontece com o plástico depois de 100 anos?
- Como descartar o plástico?
- Quais são as consequências para a saúde devido ao descarte inadequado de resíduos?
- Quais são os problemas causados pelo consumo de plásticos?
- Qual a proibição para artigos plásticos descartáveis?
- Por que o plástico pode ser reciclado?
- Como a ingestão de partículas de plástico afeta a sua saúde?
- Por que os resíduos de plástico poluem os oceanos?

Como é feito o descarte do plástico?
É importante ter um recipiente só para o plástico. Por preguiça e até mesmo “falta de tempo”, algumas pessoas preferem misturar todo o lixo, mas não custa um segundo descartar o plástico em uma lixeira ao lado.
Quais as consequências do descarte irresponsável do plástico?
Além de levar à formação de ilhas de lixo, plástico e papel descartados nos rios causam enchentes e alagamentos nas grandes cidades, disseminam doenças, causam a morte das populações humanas e prejudicam a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões.
O que acontece com o plástico depois de 100 anos?
O longo tempo de decomposição é um dos principais problemas dos resíduos plásticos. A maioria desses materiais demora mais de 100 anos para se decompor — dependendo do produto analisado, pode chegar a 400 anos. O problema se agrava porque muitas substâncias não são biodegradáveis, ou seja, não se decompõem facilmente.
Como descartar o plástico?
Para começar: cuidados para descartar recicláveis – Separe o lixo reciclável do lixo comum e, se possível, separe os materiais (vidro, plástico, metal e papel). – Caso sua residência não seja atendida pela coleta seletiva, encaminhe os recicláveis para a cooperativa de reciclagem mais próxima.
Quais são as consequências para a saúde devido ao descarte inadequado de resíduos?
Outro problema causado pelo descarte de lixo nos rios é a proliferação de insetos vetores de doenças, como o Aedes aegypti, que causa a dengue, a zica e a chikungunya. Isso ocorre devido ao acúmulo de água parada no lixo, formando o criadouro ideal para esse mosquito.
Quais são os problemas causados pelo consumo de plásticos?
Os plásticos afetam o nosso planeta de várias maneiras. Um dos principais problemas é o de geralmente serem queimados ao ar livre, o que leva à poluição do ar. Além disso, quando os animais ou os seres humanos inalam o ar contaminado, isso pode afetar o seu bem-estar geral e causar distúrbios respiratórios.
Qual a proibição para artigos plásticos descartáveis?
- Proibição total para artigos plásticos descartáveis para os quais já existem alternativas noutros materiais: cotonetes, talheres, pratos, palhinhas, pequenas colheres de café e varas de balões. Para os restantes resíduos, uma série de outras medidas foram aprovadas:
Por que o plástico pode ser reciclado?
- O plástico que não pode ser reciclado passa por um processo de recuperação energética, que o transforma em energia térmica e eléctrica. Por outras palavras, o plástico é incinerado, decompondo-se em três possíveis subprodutos: energia, resíduos sólidos e gases.
Como a ingestão de partículas de plástico afeta a sua saúde?
- A ingestão de partículas de plástico pode impedi-los de digerir os alimentos normais e originar poluentes químicos tóxicos nos seus organismos. Os seres humanos comem plástico através da cadeia alimentar. A forma como isso afeta a sua saúde é ainda desconhecida.
Por que os resíduos de plástico poluem os oceanos?
- Os resíduos de plástico estão a poluir cada vez mais os mares e, de acordo com uma estimativa, até 2050 os oceanos poderão conter, por peso, mais plástico do que peixe.