adplus-dvertising

O que acontece com um átomo instável se ele emite uma partícula alfa?

Índice

O que acontece com um átomo instável se ele emite uma partícula alfa?

O que acontece com um átomo instável se ele emite uma partícula alfa?

A emissão alfa , desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico de duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.

Como a radiação é emitida a partir de um núcleo instável?

Quando um núcleo instável emite partículas, as partículas são, tipicamente, na forma de partículas alfa, partículas beta ou nêutrons. No caso da emissão de energia, a emissão se faz por uma forma de onda eletromagnética muito semelhante aos raios-x : os raios gama. Radiações Ionizantes Alfa (a), Beta (ß) e Gama (?)

O que acontece com o número de massa e com o número atômico de um núcleo instável se ele emite uma partícula beta?

A segunda lei da radioatividade diz que o átomo que emite uma partícula beta transforma-se em outro átomo com número atômico uma vez menor e mesmo número de massa. ... “Quando um átomo emite uma partícula beta, seu número atômico (Z) aumenta uma unidade e seu número de massa (A) permanece o mesmo.”

O que acontece quando um átomo radioativo emite partícula alfa?

Assim, quando um elemento radioativo emite uma partícula alfa, ele se transforma em outro elemento com o número atômico (quantidade de prótons) menor em duas unidades (porque perdeu dois prótons) e com o número de massa (quantidade de prótons e nêutrons no núcleo) menor em quatro unidades.

O que acontece com um átomo ao emitir a partícula beta?

Dessa forma, quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa (porque o nêutron que havia antes foi “substituído” pelo próton), mas o seu número atômico (Z = prótons no núcleo) aumenta uma unidade.

Qual o número de massa de uma partícula alfa?

  • Quando o elemento emite uma partícula beta, ele perde um elétron. Assim, temos: 93 = 7 . 2 + 4 . (-1) + Z Assim, o elemento obtido é o 83209Bi. Alternativa “d”. O número de massa diminui 16 unidades. Como cada radiação alfa significa uma diminuição no número de massa em 4 unidades, temos que foram emitidas 4 partículas alfa, pois 4 . 4 = 16.

Qual o número de massa de um núcleo?

  • 0. ao emitir radiação α, um núcleo tem seu número de massa aumentado. 1. ao emitir radiação β, um núcleo tem seu número de massa inalterado. 2. a radiação α é constituída por núcleos de átomos de hélio. 3. ao emitir radiação γ, um núcleo não sofre alteração em sua massa.

Como diminuir o número de partículas alfa?

  • Como cada radiação alfa significa uma diminuição no número de massa em 4 unidades, temos que foram emitidas 4 partículas alfa, pois 4 . 4 = 16. Nesse momento, significou que ele perdeu também 2 unidades no número atômico para cada partícula alfa, dando um total de 8 e ficando com o número atômico igual a 78 (86 – 8).

Qual a massa dessas partículas?

  • A massa dessas partículas, porém, era menor que a das partículas que constituíam as emissões alfa, porque as partículas β sofriam maior desvio.

Postagens relacionadas: